É Dia Mundial do Queijo! Escolha entre uma das 20 receitas mais queijudas do site

Tem pão de queijo frito, estrogonofe gratinado, risoto do Fogaça e muito mais...

Da redação

Dia Mundial do Queijo
Envato Elements

Claro que existe Dia Mundial do Queijo. O ingrediente que dá vida ao pão de queijo, à queijadinha e ao macarrão mais queijudo de todos, o famoso mac and cheese, tem data comemorativa e ela é celebrada hoje, dia 20 de janeiro.

Para os amantes do alimento saboroso e rico em proteína, Band Receitas tem uma seleção de 20 receitas simples e bem "puxa-puxa", do jeito que a gente gosta. Confira!

Lasanha com molho de cebola e queijo

Qual é o tipo mais saudável de queijo?

A nutricionista Fernanda Giácomo resposnde. Para o ranking, o valor calórico de cada tipo é importante, mas fica em segundo plano. 

Os nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, e a digestibilidade do queijo são mais valorizados aqui. “Não adianta o queijo ser pouco calórico e ter digestão difícil ou inflamar o corpo”, diz a especialista.

5. Queijo cottage

O queijo cottage é derivado do leite de vaca. Trata-se de um dos tipos menos calóricos. Por isso, é interessante para quem deseja perder peso. Além de ser boa fonte de cálcio e ter pouca gordura, seu sabor suave rende várias receitas.

4. Queijo Minas padrão

O processo de cura garante o diferencial deste queijo, que é a consistência mais firme. A cura facilita a absorção da lactose e das proteínas do leite. O queijo Minas é ótima opção para pessoas com sensibilidade à lactose.

3. Queijo curado

A principal diferença entre o queijo curado e o Minas padrão é que o primeiro passa pelo processo de cura por mais tempo, que garante consistência bem firme e tom amarelado. Pessoas sensíveis à proteína do leite podem reagir melhor ao consumo do queijo curado do que ao consumo de Minas padrão.

2. Queijo de búfala

Os queijos de búfala e de cabra possuem uma proteína diferente da presente do leite de vaca, a A2, que garante fácil digestão. “A caseína, que é a proteína do leite, se chama A1 no leite de vaca. No queijo de búfala e de cabra, chama-se A2. Essa proteína é, por natureza, menos inflamatória”, explica Fernanda Giácomo.

1. Queijo de cabra

As características do queijo de cabra são semelhantes às características do queijo de búfala. A diferença, porém, é que o queijo de cabra é menos calórico que o de búfala.

Tópicos relacionados

Mais notícias