Gracyanne Barbosa no BBB já é uma realidade e o Brasil inteiro está preocupado com o cardápio da musa fitness — ela come 40 ovos por dia, em média, para bater a meta de proteína diária.
Band Receitas já contou a quantidade segura de ovos que se pode consumir por dia, mas chegou a vez de responder à grande dúvida: como substituir a proteína do ingrediente? Confira!
O que pode substituir a proteína do ovo?
Para entender essa questão, conversamos com a nutricionista Angelica Grecco, pós-graduada em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral no GANEP.
Segundo a especialista, carnes magras como frango, peixe e alguns cortes de carne vermelha são ótimos substitutos, já que proporcionalmente fornecem ainda mais proteína do que o ovo.
Para você ter uma ideia, um ovo apresenta apenas quatro gramas de proteína, enquanto um filé de frango pode conter até 25 gramas. Leites, queijos e laticínios, como leite desnatado, queijo branco, ricota e iogurte natural, também são boas opções!
Aposte também em leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, além da soja, que é uma ótima alternativa para quem não quer comer carne ou busca economia.
A combinação de leguminosas e cereais integrais, como arroz e feijão, também é fonte de proteína completa, garantindo todos os aminoácidos essenciais.
Qual a quantidade ideal de ovo por dia?
É importante lembrar que a gema do ovo possui colesterol e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda um limite de 300 mg da gordura por dia. Fazendo as contas: se um ovo médio tem aproximadamente 60 mg de colesterol, o recomendado é o consumo de quatro ovos por dia.
Quais são os benefícios do consumo de ovos cozidos?
A vantagem de fazer o ovo cozido é que você não utiliza nenhuma gordura no preparo, ao contrário de outras maneiras que são feitas com óleo, manteiga, azeite e até mesmo banha de porco.
Quais são as vantagens do ovo cozido para quem quer ganhar massa e "secar"?
O ovo é uma fonte de proteína muito boa, além de possuir micronutrientes, como as vitaminas B9, B2, B8, selênio e vitaminas A, D, E, K e B12. Isso sem falar nos sais minerais: ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, iodo, manganês, enxofre, cobre e zinco.
Como consumir ovo cozido da forma correta para extrair todos os benefícios?
O ovo cozido já é uma das melhores formas de consumir o alimento. É importante que seja bem cozido, no entanto, para evitar a contaminação por salmonella, uma bactéria que pode causar graves infecções e até mesmo a morte.