Pimenta é assunto sério. Tão sério que tem até data comemorativa! Em 16 de janeiro, celebramos o Dia Internacional da Comida Picante. Para quem adora aquele sabor intenso e marcante, este é o momento perfeito para mergulhar nas camadas potentes de um prato complexo e elaborado.
Band Receitas não poderia ficar de fora dessa e preparou uma lista com os pratos mais quentes do site! São perfeitos para aquela noite mexicana ou mais caliente com a família e os amigos. Prepare a bebida gelada e mão na massa.
Por que a comida mexicana é tão picante?
Tortillas, burritos, tacos, chilli com carne, guacamole...com tantas delícias típicas da culinária mexicana, fica difícil escolher o prato mais gostoso. Mas é fato: quem gosta das iguarias do país precisa apreciar, pelo menos um pouquinho, o sabor picante. Mas você já se perguntou por que a comida mexicana é tão apimentada?
Esse tempero que dá até calor na hora de comer é herança de etnias regionais, já que as pimentas são alimentos nativos das Américas, assim como batata, abacate, tomate e milho. Elas só se espalharam pelo mundo depois das Grandes Navegações.
nutricionista Thais Lopes Mouca Caldeira explica que a culinária mexicana tem influências dos povos asteca, maia e depois dos colonizadores espanhóis. A culinária local é conhecida por carregar muito tempero, principalmente a pimenta, porque os povos nativos já cultivavam plantas picantes desde 7000 a.c. Os maias cultivavam por volta do século 4 a.c. e os astecas desde o século 7 até 16 d.c.
"Com o passar dos anos, foram evoluindo as plantações, trazendo novas variedades como a pimenta jalapeño e a caiena, e hoje existe uma variedade de pimentas que podem ser utilizadas na culinária, cada uma com um nível de picância diferente”, detalha a especialista.
As pimentas são muito utilizadas em salsas mexicanas, que são os molhos picantes que podem ser verdes (com tomate verde ou jalapeño) ou vermelhos (com pimenta habanera, pimentão e tomate vermelho).