Pegue três colheres de sopa de manteiga, três colheres de sopa de farinha de trigo e cozinhe tudo junto na panela, fazendo uma pastinha. Quando ver que derreteu a manteiga e começou dar uma borbulhadinha, desligue o fogo.
Acrescente, aos poucos, meio litro de leite — coloque um pouquinho e vá mexendo até dissolver. Nisso, teremos uma base de molho branco. Ligue o fogo novamente, tempere com sal, pimenta e uma colher de sopa de mostarda. Ela dá um “tchan” nesse suflê de queijo, é maravilhoso!
Cozinhou? Levantou fervura? Perceba que ele engrossou, é aí que você desliga o fogo. Pegue duas xícaras de queijo ralado, o que tiver em casa, seja parmesão ou queijo prato. Aqui em casa, eu tenho um monte de pedacinhos de queijo e aí eu ralo e misturo tudo para fazer esse suflê.
Para finalizar, junte quatro gemas, misture bem, experimente para ver se está bom de sal e pimenta. Bata as quatro claras em neve e misture delicadamente e leve ao forno — pode começar com a temperatura alta: 200°C ou 210°C. Quando ele tiver dado aquela crescidinha, abaixe para 170°C e deixe cozinhar até ficar firme e tá pronto!
E não esqueça de me mandar recadinhos, pedir receitas ou dicas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema.