Comer ovo deixa os gases fedidos? Entenda o efeito colateral do consumo

Segundo especialista, a forma como o ovo é feito também influencia a produção de gases

Da redação

Ovo cozido
Pexels

Alguns alimentos mexem mais com o funcionamento do intestino — e sentimos isso na prática. Afinal, quem nunca comeu algo e sentiu que, por exemplo, soltou mais gases. Um desses itens é o ovo. Mas comer ovo nos faz soltar mais gases e, ainda por cima, mais fedorentos? 

Quem explica é a nutricionista Angelica Grecco, pós-graduada em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral no GANEP. "O ovo pode contribuir para gases com odor mais forte devido ao seu teor de enxofre, um composto que favorece a formação de gases intestinais em algumas pessoas", esclarece a especialista. 

O enxofre está, sobretudo, presente na gema do ovo. "O modo de preparo também influencia nos efeitos causados pelo alimento, uma vez que os arranjos químicos de um ovo cozido são diferentes de um ovo mexido, por exemplo", pontua Angelica. 

Por conta do cozimento mais lento do ovo cozido, por exemplo, mais desses arranjos, como pontes de dissulfeto, que favorecem a formação de gases. Já nos ovos mexidos, várias ligações são quebradas, podendo gerar menos gases intestinais.  

Tópicos relacionados

Mais notícias