Como calcular a quantidade de macarrão? Veja técnica infalível para cada tipo de massa

Não erre mais no preparo de massa com as dicas valiosas de Band Receitas

Da redação

Como calcular a quantidade de macarrão? Veja técnica infalível para cada tipo de massa
Como medir a quantidade de macarrão por pessoa?
Envato Elements

Macarrão é sempre uma boa pedida. Simples, econômico e muito versátil, ele é curinga na cozinha e fica pronto em poucos minutos! A parte mais complicada de todo o preparo, provavelmente, é calcular a quantidade certa de massa para cada pessoa.

Todo mundo já passou por aquele momento de preparar ou macarrão demais ou de menos, mas, com as dicas de Band Receitas, você não erra mais! Claro que pesar a massa crua é o mais ideal, mas sabemos que nem sempre a balança está à mão, então fique por dentro de outros truques para medir a quantia certa.

Para massas longas, como espaguete, talharim e fettuccine, considere 100 gramas de massa crua para cada pessoa. Se não tiver a balança, meça com a mão: coloque o dedo indicador na base do dedão. O que couber na "bolinha" do dedo é a quantidade para uma pessoa.

Já as massas curtas, como penne, fusilli, gravatinha, podem ser calculadas com uma xícara de chá por pessoa, mas você também pode medir cobrindo a base de um prato fundo. Para os ninhos, é simples demais: são três porções (ninho) por pessoa.

Por que meu macarrão fica sem gosto?

Agora que você já sabe como calcular a quantidade certa de macarrão por pessoa, está na hora de aprender o truque dos chefs para uma massa deliciosa. Quem nos ajuda na missão é o chef Manoel Batista, que já atuou em restaurantes como Fasano, Ráscal, Coco Bambu e Piselli. 

A primeira dica é a água que vai receber a massa, que deve estar bem salgada, como a água do mar. Isso porque o sal confere sabor e tem um efeito abrasivo na superfície do macarrão, o que o impede de ficar pegajoso e grudento — ou seja, nada de óleo na panela, combinado?

Segundo, tenha um molho bem saboroso. O chef Manoel vai além e executa uma técnica curiosa, que chamou atenção no programa culinário do Edu Guedes: ele dá uma “fritadinha” no molho vermelho antes de integrar o macarrão na frigideira ou panela. Isso desenvolve o aroma do molho — ainda mais se tiver ervas como manjericão ou sálvia neles!

A última dica não exige muito (nem tempo e nem ingredientes) do cozinheiro: basta reservar a água do cozimento do macarrão e usar no preparo do prato! Na panela, a massa solta uma boa quantidade de amido, transformando esse líquido em um poderoso emulsificante e espessante. O resultado? Um molho mais cremoso e cheio de sabor!


Para incluir o ingrediente no prato, o truque é reservar algumas xícaras dessa água e acrescentá-la ao molho durante o preparo, sempre mexendo muito bem, até que tudo se misture por completo. Serva para o macarrão que secou ou para aquela massa que ficou encorpada até demais, sabe?

Mais notícias

Carregar mais