Receitas

Festa Junina em casa: 5 dicas para organizar e curtir um "arraiá" simples

Confira nossas sugestões de decoração, comidas típicas, música etc. e celebre a época mais divertida (e apetitosa!) do ano no conforto da sua casa

Da Redação

Festa Junina em casa: 5 dicas para organizar e curtir um "arraiá" simples
Agência Brasil

Festa Junina de bairro é sempre muito boa, mas você já pensou em preparar uma festa de São João em casa, apenas para a família e os amigos? Um “arraiá” mais íntimo também pode ser incrível!

Band Receitas te ajuda nesta missão divertida com as melhores dicas de organização. Aproveite nossas sugestões de comidas típicas, decoração criativa, música e mais!

Ainda dá tempo de organizar essa celebração típica que todo brasileiro ama — quem nunca foi em uma Festa Junina nas últimas semanas de junho ou até mesmo em julho? O importante é comer muito milho e paçoca, ouvir música boa e se divertir! 

Confira nossas dicas para um São João caseiro:

Como preparar Festa Junina simples em casa?

1. Pense na lista de convidados

Antes de pensar nas comidas, você precisa saber quantas pessoas vai chamar para o evento — e, principalmente, uma média de quantas vão. Afinal, ninguém quer que falte ou sobre comida demais na festa, não é mesmo?

Assim que tiver esse número em mente, lembre-se de que o cálculo da quantidade de comida por pessoa na festa varia muito de alimento para alimento. Pensando nos petiscos, a conta deve ser de 200 g por pessoa. Para preparar pratos como cachorro-quente e milho cozido, considere o consumo de 150 g por convidado.

Para as bebidas, 600 ml de sucos e refrigerantes por pessoa. Já o consumo de água fica em 300 ml; de chopp, 1 litro por pessoa. Cerveja? Três latas por pessoa, em média.

2. Faça uma decoração festiva

Bandeirinhas são o coração de uma Festa Junina. Aliás, não somente elas: toalhas de mesa coloridas, chapéus de palha e lanternas japonesas criam uma atmosfera acolhedora e festiva. Ah, fogueirinhas de mentira, feitas de papel crepom, ajudam a dar aquele toque típico!

3. Prepare comidas típicas

Nenhuma Festa Junina está completa sem as delícias típicas da época! Prepare uma mesa farta com quitutes tradicionais, como pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, curau, bolo de milho e, claro, os indispensáveis quentão e vinho quente para aquecer os convidados. 

Se quiser inovar, experimente, crie versões gourmet desses pratos, como o arroz com pinhão da Helena Rizzo, brigadeiro de maçã do amor, cuscuz de milho ou bombocado.

4. Organize brincadeiras e atividades

As brincadeiras são outro ponto alto desse tipo de festa. Organize um bingo com prêmios simples, como doces ou brinquedinhos, corrida de saco ou pescaria. Para os mais animados, uma quadrilha improvisada na sala pode garantir boas risadas e momentos de descontração!

5. Escolha boas músicas

A música também é a alma da Festa Junina. Monte uma playlist com músicas tradicionais, como forrós e os hinos que todo mundo conhece, como ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga, e ‘Isso Aqui Tá Bom Demais’, de Dominguinhos.

Mais notícias

Carregar mais