O dia 09 de setembro não poderia ser mais especial. Além de Dia da Esfiha, a data também celebra o Dia do Cachorro-Quente. Isso mesmo: 09 de setembro é o dia da criação do hot dog nos Estados Unidos. O restaurateur Charles Feltman levou a salsicha alemã para a América do Norte por volta de 1880 e lá nasceu a iguaria tão amada no mundo inteiro.
Nesta mesma época, o sanduíche foi batizado de hot dog (cachorro-quente, em tradução ao português) por um cartunista, o Thomas Aloysius Dorgan. A inspiração? Os cachorrinhos da raça Dachshund, é claro, que aqui no Brasil também são conhecidos popularmente (e carinhosamente) por “salsichas”.
Quando o cachorro-quente chegou ao Brasil?
O hot dog chegou por aqui em 1926, quando o empresário Francisco Serrador começou a vender o lanche em seus cinemas na região da Cinelândia, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o ‘dogão’ ganha outro ingrediente: o purê, que foi introduzido no final dos anos 1970 como forma de transformar um lanche numa refeição.
O programa Minha Receita, com o chef Érick Jacquin, que foi ao ar na Band TV em 2021, contou que o purê entrou no hot dog por causa de uma competição entre barracas de rua em São Paulo. Cada uma queria servir o cachorro-quente com mais ingredientes do que a outra, mas o lanche cheio era difícil de comer e os complementos sempre acabavam no chão. Até que surgiu a ideia brilhante de adicionar purê para dar liga no "dogão" e deixá-lo ainda mais gostoso.
Abaixo, três receitas de cachorro-quente testadas – e aprovadas – pelos chefs da Band:
.