Receitas

Arroz com pinhão da Helena Rizzo: aprenda receita de forno para Festa Junina

Vá além da castanha cozida e inove no São João com este arroz vermelho bem típico, uma receita inédita da chef premiada Helena Rizzo

Aline Naomi e Júlia Cabral

Arroz com pinhão da Helena Rizzo: aprenda receita de forno para Festa Junina
Envato Elements | Reprodução/Instagram @helenarizzo

Se tem Festa Junina, tem pinhão. E nós sabemos que ele é gostoso de todos os jeitos, mas, nessa receita, a castanha saborosa ganha todo o protagonismo ao lado de um prato que já faz parte da família brasileira. Que tal preparar o arroz com pinhão da Helena Rizzo?

A chef premiada e jurada do MasterChef Brasil desenvolveu essa combinação a convite de Band Receitas e o resultado foi uma comida típica, saborosa e cheia de personalidade. Ela tem "carinha" de Festa Junina, mas também pode ser uma excelente opção de jantar a dois.

Tudo começa com pinhões bem cozidos e descascados — e a própria Helena já ensinou alguns truques de cocção por aqui! Relembrando: cozinhe o alimento na pressão por pelo menos 40 minutos e retire a casca com ele ainda quente ou, no mínimo, morno. 

Para o nosso arroz com pinhão, Helena recomenda guardar a água da cocção. Folhas de mostarda, cebola roxa e bastante manteiga são outros ingredientes que estarão na lista de preparo, que termina no forno. Anote a receita completa:

Arroz com pinhão da Helena Rizzo

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz vermelho
  • 1 xícara de pinhão cozido e sem a casca
  • ½ xícara de chá de cogumelo portobello fatiado
  • ½ cebola roxa
  • Pimenta-do-reino branca a gosto
  • Folhas de mostarda a gosto
  • Manteiga a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o arroz por 30 minutos apenas com sal e reserve. Refogue a cebola roxa na manteiga e no azeite. Volte o arroz para a panela com os temperos refogados e tempere com sal e pimenta-do-reino branca. Acrescente a água do cozimento do pinhão e desligue o fogo. Misture esse arroz com os pinhões cozidos por cima e, em uma travessa, leve tudo ao forno a 180ºC por 10 minutos.

Enquanto isso, refogue os cogumelos na manteiga e, na mesma frigideira, as folhas de mostarda já branqueadas. Tempere com sal. Retire o arroz do forno e finalize-o com as folhas de mostarda salteadas e os cogumelos.

Mais notícias

Carregar mais