Henrique Fogaça

Como fazer feijão? Fogaça dá receita de chef e ensina truque para caldo perfeito

Chef do Sal Gastronomia e jurado do MasterChef ensina dois modos de preparo para um feijão saboroso

Henrique Fogaça

Chef de cozinha, empresário e jurado do MasterChef Brasil desde a primeira temporada. Também atua como cantor e compositor na banda de hardcore Oitão.

Sempre fazendo dupla com o arroz, o feijão está presente na mesa de qualquer brasileiro. Por isso, é comum que todo mundo tenha uma receita para chamar de sua, inclusive Henrique Fogaça.  

Aliás, na falta de uma receita, o chef ensina duas formas de preparar um feijão super saboroso com um caldo encorpado. Assista ao vídeo acima! 

Como fazer feijão? 

Primeiramente, Fogaça ensina a forma mais tradicional de preparar a leguminosa. Deixe o feijão de molho em água por 6 a 8 horas e, em seguida, leve a uma panela de pressão com três vezes mais água. Cozinhe por cerca de 35 a 40 minutos. 

Depois, refogue cebola, alho, bacon e uma folha de louro e acrescente ao feijão cozido. Deixe em fogo baixo até o caldo ficar encorpado e acerte o sal. "Fica uma delícia", garante o colunista. 

Faça feijão como um chef 

Quer preparar o feijão como um verdadeiro chef de cozinha? Fogaça ensina uma segunda forma de preparar o ingrediente. A receita começa da mesma forma, sendo necessário deixar a leguminosa de molho em água por 6 horas.  

Em uma panela de pressão, refogue a cebola, o alho e o bacon. Adicione a capa do bacon e, em seguida, o feijão. Se na primeira receita colocamos três vezes a quantidade do grão de água, nesta vamos colocar mais água. Deixe em fogo médio e cozinhe por 40 a 50 minutos. 

Depois que der o tempo de cozimento, mexa para ver se os grãos não grudaram no fundo da panela. "Aí eu abaixo o fogo e ele vai reduzindo, engrossando, ficando com aquele caldo maravilhoso", descreve Fogaça. 

O truque aqui é ter paciência e cozinhar o feijão com calma para que ele incorpore todos os sabores. "Pode não ficar grosso como você queria, daí você pega um pouco desse feijão com o caldo, processa ou bate no liquidificador, e daí volta esse feijão [na panela] que ele vai ficar grosso bem mais rápido esse caldo", orienta o chef.  

De uma forma ou de outra, nada melhor do que um feijão fresquinho e delicioso para acompanhar aquele arroz soltinho! E você, de que forma costuma fazer seu feijão? 

Mais notícias

Carregar mais