5 erros que você comete ao cozinhar (e como evitá-los!)

Iniciante ou não: todo mundo esquece dessas "regrinhas" na hora de preparar a comida; veja quais são os seus deslizes

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Veja 5 erros que você comete na cozinha e não sabia
Envato Elements

Cozinhar é um mundo de possibilidades. O arroz que geralmente é soltinho, salgado e acompanhado de um delicioso feijão pode ganhar toques açucarados e ser finalizadom com canela — nosso famoso arroz doce de festa junina.

Ainda que este universo da culinária não seja regido por tantas regras, diferente da confeitaria, existem alguns erros comuns que todo iniciante comete. Pensando nisso, Band Receitas fez uma lista do que não fazer na hora de preparar algum prato na cozinha. Confira!

5 erros que você comete ao cozinhar

Lavar frango cru

Começamos pelo mais polêmico. Lavar frango cru antes do cozimento pode até parece um hábito higiênico ou ser um costume na sua família, mas oferece muitos riscos à saúde

O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, garante que o frango com água aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar doenças como intoxicação alimentar. 

E o inimigo é invisível: o contato da água corrente com a proteína também pode espalhar as bactérias pelas mãos, superfície e utensílios de cozinha. Portanto, nada de lavar carne crua na pia!

Colocar óleo no macarrão

Existe algo pior do que quebrar o espaguete (crime gastronômico gravíssimo para os italianos) e é colocar óleo ou azeite na água do macarrão. Ao contrário do que muitos pensam, isso não impede que o macarrão grude, na verdade, apenas cria uma camada de gordura em volta da massa, impedindo que o molho penetre.

O que faz o macarrão não grudar na água durante o cozimento é a quantidade de água que você coloca na panela — 1 litro para cada 100 gramas de massa.

Lavar suas facas com a parte verde da esponja

Essa é uma dessas dicas de ouro. Sabe por que você afia a faca e, mesmo assim, ela continua sem cortar nada? A resposta está na forma como você lava o utensílio.

 São muitas as técnicas para manter uma faca bem afiada, mas se você tem o costume de esfregar a parte verde da esponja, que é uma fibra abrasiva, saiba que ela está desalinhando os fios do seu (mais importante) apetrecho culinário.

Não deixar a carne descansar depois de grelhar

Todo mundo conhece o "apressado do churrasco" — aquela pessoa que mal tira a carne da grelha e já corta. O que acontece quando você não deixa a carne descansar é que todo o líquido presente nas fibras musculares se rompem, liberando o suco que estava armazenado nelas na tábua. 

E você não quer um bife seco e duro, não é mesmo? Então, assim que o bife atingir o ponto desejado, coloque a peça em cima de uma grelha ou tábua de quatro a dez minutos.

Durante esse tempo de descanso, o suco contido no centro da peça se espalha por todo o corte, garantindo uma carne mega suculento!

Bater demais o óleo no bolo

Claro que existe um erro de confeitaria nesta lista. Esse universo exigente e detalhista é cheio de regras, mas a mais comum é bater demais o óleo na hora de fazer a massa do bolo.

Pois é, além da farinha, o óleo também é um ingrediente a se ter cuidado no preparo do seu bolinho. Pense com a gente: se ovo e óleo formam maionese, envolver demais esses ingredientes no liquidificador resultará em uma massa pesada.

Misture o óleo apenas no final da etapa do liquidificador, batendo por somente 30 segundos.

Mais notícias