Receitas

Como cozinhar macarrão soltinho? Confira guia para o preparo perfeito

Cansado de comer massa grudenta e sem sabor? Chefs de cozinha dão dicas para você nunca mais errar no cozimento da massa; veja no The Chef

Da Redação, com The Chef

Cansado de comer massa grudenta e sem sabor? A forma como você cozinha o macarrão pode mudar tudo!

O Band Receitas reuniu as melhores dicas de Edu Guedes e outros experts do programa The Chef para você nunca mais errar no preparo do macarrão. Confira o guia com dicas infalíveis abaixo:

Escolha uma panela grande

A escolha da panela para o cozimento do macarrão é muito importante. O chef Edu Guedes indica: escolha uma panela grande para evitar que a massa grude. Atente-se também à quantidade de água. Use a proporção de um litro para cada 100 g de massa.

Água fervendo e com bastante sal

Espere a água ferver para colocar a massa para cozinhar. Edu Guedes explica o porquê: “Macarrão tem amido. Se você coloca na água fria, a massa solta amido e o macarrão gruda.”

O sal também é imprescindível – e deve ser colocado em grande quantidade. “Além de salgar a massa, ele dá sabor”, diz o apresentador. O chef de cozinha Flávio Fukuda adiciona: “A água do macarrão deve ser igual à água do mar. O sal também ajuda a manter o amido na massa.”

Não coloque óleo na água

Se você tem o hábito de colocar óleo ou azeite na água do macarrão, pare agora. A gordura pode atrapalhar o seu preparo. “O óleo deixa a massa escorregadia e, depois do cozimento, dificulta a aderência do molho”, garante o chef Fukuda.

Tempo de cozimento

Siga o tempo de cozimento indicado na embalagem. A chef Paula Chequer, no entanto, chama atenção para importância de experimentar a massa e garantir o ponto al dente. “Se você compra uma massa seca importada da Itália, onde a pressão atmosférica é diferente, o tempo de cozimento muda”, explica. Já o cozimento das massas frescas é muito rápido e acontece em menos de cinco minutos.

Mais notícias

Carregar mais