Quais são as tendências gastronômicas para 2024? O conselho de tendências do mercado Whole Foods, dos Estados Unidos, divulgou um relatório com previsões do que deve “bombar” no setor alimentício.
Café “fora de moda”, alimentação saudável e pequenos prazeres: abaixo, você confere a lista de tendências de mercado e comportamento relacionadas ao universo da gastronomia.
Alimentação plant-based
A grande aposta para o próximo ano é o crescimento da alimentação à base de vegetais. O estudo indica que os alimentos processados perderão espaço para ingredientes naturais e integrais.
Cacau 100%
O consumo do cacau integral promete crescer em 2024. Produtos que contém cacau 100%, sem adição de açúcar ou outras substâncias, devem brilhar os olhos dos consumidores.
Trigo-sarraceno
Rico em proteínas, carboidratos e fibras, além de ser naturalmente livre de glúten, o trigo-sarraceno é considerado um superalimento. Ele aparecerá em muitos produtos no ano que vem – espere ver macarrão, leite vegetal, granola e biscoito, por exemplo, feitos à base da semente.
Peixe “fake”
Depois do sucesso dos produtos vegetarianos com textura e sabor de carne vermelha, vem aí os peixes e frutos do mar falsos, feitos com legumes e cogumelos. Que tal?!
Alimentos com produção sustentável
A sustentabilidade é responsabilidade de todos. Por isso, a partir de 2024, marcas de alimentos se preocuparão com a economia de água em sua cadeia de produção.
Pimentas do mundo inteiro
Gosta de picância? Pimentas de diferentes origens ganharão destaque nas prateleiras dos supermercados. Além dos alimentos salgados, o ingrediente também deve aparecer, cada vez mais, em doces e bebidas.
Macarrão instantâneo gourmet
Se você, como Érick Jacquin, adora macarrão instantâneo, prepare-se para experimentar versões gourmet. Marcas estão criando opções com menos conservantes e com sabores elaborados.
Pequenos prazeres
A cultura dos “pequenos prazeres”, que bomba no TikTok, alcançou a alimentação. Apesar do crescimento do estilo de vida saudável, a tendência é que cresça também a procura por “mimos” em forma de comida. As pessoas investirão ainda mais em pequenos luxos – e prazeres – gastronômicos no ano que vem.
Produtos para a saúde da mulher
A saúde da mulher está em pauta e as marcas buscam apoiá-las em períodos como a menstruação, a gravidez, o pós-parto, a menopausa e o sono. Alimentos inovadores, criados com o objetivo de respaldar as questões hormonais mulheres, já aparecem em eventos do setor.
Redução do consumo de cafeína
O café não perderá espaço em 2024, mas muita gente deve consumi-lo de novas maneiras, seja em bebidas energizantes com adição de cogumelos e probióticos ou reduzindo o consumo de cafeína.