Bolo pesado nunca mais: veja truque de confeiteira para uma massa leve e fofinha

Uma especialista em bolos tradicionais, daqueles com gostinho de infância, entregou todos os segredos que usa na confeitaria; leia abaixo

Da Redação

Sabe aquele bolo pesado, com massa embatumada e textura grudenta? Tem quem goste, mas é praticamente unânime que a massa leve e fofinha sempre brilha mais — da mesa do café ao aniversário de criança. Admita: o bolo fofinho é imbatível!

Para fazer um desses em casa e não errar mais na receita, listamos todas as dicas que Flavia Correa, confeiteira profissional e dona da franquia de bolos Flamy, usa na cozinha. Desse jeito, você sempre vai arrasar na confeitaria! Leia mais:

O que faz o bolo ficar embatumado? 5 dicas para não errar mais

São alguns fatores que podem desandar a massa de um bolo — um deles é não dissolver o açúcar durante o preparo. É o que diz a especialista no assunto: "O erro começa aí, precisa misturar muito bem todos os ingredientes secos".

Claro que Flavia não está falando de bater a farinha e o fermento por muito tempo, outro equívoco na confeitaria. Estes dois ingredientes devem ser apenas incorporados, com muita delicadeza. "E tudo sempre peneirado", completa a boleira.

Uma técnica que a confeiteira usa muito na cozinha é a do muffin: primeiro, misturar os secos e, depois, os líquidos, envolvendo os dois no final. Anote mais dicas importantes da Flavia para um bolo fofíssimo:

  • Usar os ingredientes em temperatura ambiente;
  • Colocar o fermento somente no final;
  • Preassar o forno 10 a 15 minutos em temperatura correta (na maioria das vezes, 180°);
  • Não abrir o forno enquanto o bolo assa.

Mais notícias

Carregar mais