Por que a comida italiana faz tanto sucesso no Brasil?

Fatos históricos explicam o porquê dos pratos típicos do país europeu fazerem tanto sucesso por aqui

Da Redação, com Minha Receita

Macarrão, pizza, risoto, polenta...a lista de pratos da culinária italiana que fazem parte do nosso dia é extensa, mas já se perguntou por que a comida do país europeu faz tanto sucesso por aqui? Um dos motivos é o sabor, claro, mas os fatos históricos explicam a razão principal. O Brasil é hoje o país com maior população italiana fora da Itália. E essa história começou a convite do governo brasileiro nos anos 1880, quando as lavouras de café paulista resolveram subsidiar a vinda de trabalhadores, assim como mostra o primeiro episódio da segunda temporada do Minha Receita.

Foi aí que os italianos vieram "fazer a América" e logo começaram a ir para os estados do sul do País. Eles também foram mão de obra fundamental para a industrialização de São Paulo, razão pela qual existem bairros com cultura típica na capital paulista até hoje, como Bixiga, Brás e Mooca. 

Os italianos fizeram na América uma nova Itália. Abriram seus próprios negócios, restaurantes, hospedarias, osterias e padarias (sim, você não leu errado!). Apesar de muita gente acreditar que a padaria foi herança dos portugueses para nossa cultura, essa padaria brasileira que conhecemos hoje tem muito dedo italiano.

Eles trouxeram na bagagem essa instituição nacional chamada "mamma", com suas receitas que com o tempo foram mudando o jeito do Brasil comer  "Quando o imigrante chega no Brasil, traz com ele todo seu modo de vida. Duas coisas acontecem. Ele adapta esse hábito às condições do Brasil porque muitas vezes você não vai poder reproduzir como era na Europa. E o segundo aspecto é a convivência. Quando você convive com outros grupos, é influenciado e vai influenciando”, explica o historiador Erick Zein.

É por isso que, hoje em dia, a mistura é tão forte que discutir o que é da Itália e o que é do Brasil é uma conversa que sempre acabará em pizza.