Quem nunca perdeu um pedaço de bolo grudado na assadeira na hora de desenformar o doce? Embora seja frustrante, esse acidente culinário é muito comum, ainda mais na confeitaria, um universo tão elaborado e repleto de truques e segredinhos.
Falando nisso, a dica de hoje é da confeiteira Isabella Suplicy, que revelou para a Cátia Fonseca, durante o Melhor da Tarde, uma técnica pra lá de interessante: a forma de silicone pode ser sua melhor amiga na cozinha!
Segundo a chef, o utensílio garante precisão (e perfeição!) no momento de tirar o bolo da assadeira, acabando com toda aquela tensão que só quem assa a sobremesa entende. Claro que a facilidade da forma de silicone não suspende a etapa de untagem.
No caso de Isabella, o processo é um pouquinho diferente — a confeiteira usa açúcar ao invés de farinha! "Fica mais gostoso, o trigo não tem gosto", explica a especialista.
Sou viciada em usar a forma de silicone, é muito mais prática e não tem erro. Não queima o bolo e sempre desenforma perfeitamente!
Antes de colocar a massa na forma de silicone, que é um pouco mais maleável, você pode colocar uma assadeira embaixo para dar mais estrutura. Outra informação importante é que o bolo deve ser desenformado morno e nunca quente, combinado?