Como a maioria dos brasileiros, Fogaça já precisou levar marmita de casa para o trabalho. O chef de cozinha, que na época trabalhava em um banco e nem pensava em ser referência na gastronomia, foi descobrindo na prática as melhores comidas para congelar e os truques para ficar com gosto de fresquinha — e te conta tudo!
A marmita perfeita de Henrique Fogaça
Junto com Band Receitas, o chefão te entrega todos os segredos. O primeiro é pensar muito bem no prato que você quer colocar na marmita. Strogonoff é uma boa opção, mas com o preparo certo: corte a carne em e jogue na panela bem quente, apenas selando a proteína.
Isso porque ela deve terminar o cozimento no banho-maria ou dentro do micro-ondas, no dia que você escolher consumi-la. É o que diz o jurado do MasterChef Brasil no quadro "Dica do Fogaça", em seu canal do YouTube.
Depois que a carne (pode ser bovina ou avina) estiver bem selada e douradinha por fora, envolva no molho feito com creme de leite, mostarda e ketchup e congele. Fica delicioso e você pode levar a batata palha separada em um saquinho para jogar por cima depois de esquentar o prato!
"A carne vai finalizar o cozimento e ficar suculenta e deliciosa", diz o chefão. Outra comida que cai bem no horário de almoço no trabalho é a lasanha. Fogaça garante que é ótima para transportar nas marmitas e você também pode levar um queijo ralado à parte e salpicar por cima. Delícia!
Quanto tempo a marmita pode ficar na geladeira?
Quem nos ajuda nessa missão das marmitas é o cozinheiro e ex-MasterChef Luiz Horta, que tira dúvidas e conta por quanto tempo – e sob quais condições – é possível manter as porções no eletrodoméstico. Confira abaixo:
Marmitas no congelador
De acordo com o especialista, as marmitas duram de 30 a 90 dias no freezer, sob temperatura de -17°C. Depois de descongeladas, as porções de comida duram até três dias na geladeira.
Marmitas da geladeira
As marmitas estão prontas? Você pode mantê-las na geladeira a 4ºC por até sete dias. Atente-se ao prazo de validade e às condições de armazenamento.
Qual o melhor recipiente para armazenar marmitas?
O melhor recipiente é o de vidro, segundo Luiz Horta. “Vai no forno, micro-ondas, air fryer… Também é mais fácil de limpar porque não mancha. É um pouco mais caro, mas dura muito”, explica o expert.
Como guardar as marmitas?
Uma boa dica: quando você acabar de fazer as marmitas, espere que elas esfriem para tampá-las. “O vapor da comida quente condensa na tampa da marmita. Quando descongelar as porções, as gotas de vapor deixam a marmita aguada”, explica Luiz Horta.