Dicas

Air fryer é saudável? Especialistas explicam benefícios e malefícios

Médicos e nutricionistas afirmam: a fritadeira deve ser utilizada com moderação; saiba como aproveitá-la no dia a dia

Da Redação

Air fryer é sinônimo de praticidade e rapidez na cozinha
Air fryer é sinônimo de praticidade e rapidez na cozinha
Envato Elements
Topo

A air fryer virou febre no Brasil e os motivos são importantes: o eletroportátil torna mais prático e rápido o preparo de muitos alimentos. A fritadeira do momento também é conhecida por facilitar uma dieta saudável, já que elimina a necessidade do uso de óleo, mas médicos especialistas e nutricionistas afirmam que ela deve ser utilizada com moderação.

A médica generalista Vivian Campos (CRM-SC 15858), membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), e a nutricionista Deborah Lestingi, pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Universidade de São Paulo (USP), explicam ao Band Receitas tudo sobre a air fryer – como funciona a fritadeira, quais são os benefícios e malefícios para a saúde, método seguro de utilização etc.

Saiba tudo sobre a air fryer abaixo:

Como funciona a air fryer?

A air fryer frita os alimentos por convecção. O utensílio é capaz de aquecer o ar em temperaturas altíssimas e fazer com que ele circule em alta velocidade ao redor dos alimentos, o que elimina a necessidade do uso de óleo.

Quais são os benefícios da air fryer para a saúde?

Além da praticidade que oferece no preparo de carnes e vegetais, a ausência do óleo na air fryer leva à redução do valor calórico dos alimentos e à redução do consumo de gorduras saturadas, fatores que podem auxiliar o controle de peso e a manutenção de dietas mais saudáveis.

E quais são os malefícios?

O principal malefício é relacionado à cocção de alimentos em altas temperaturas, o que acarreta na diminuição da disponibilidade de uma série de nutrientes, principalmente minerais e vitaminas, que são mais suscetíveis às alterações térmicas.

Também é preciso moderação no uso da air fryer para evitar o excesso de consumo de acrilamida, composto químico tóxico que é formado em alimentos ricos em amido (batata e pães, por exemplo) quando cozidos, torrados, grelhados ou fritos em altas temperaturas (acima de 120°C). Estudos em animais mostram uma ligação entre a acrilamida e o risco de câncer, mas ainda não há evidências científicas que apontem que a substância é cancerígena para seres humanos.

Qual é o método mais seguro para utilizar a air fryer?

O ideal é evitar a utilização da air fryer em sua potência máxima. Alimentos proteicos, como carnes, frangos e peixes, são os mais indicados para o preparo no utensílio ao invés de alimentos ricos em amido. Evite fritar os alimentos a ponto de formar uma casquinha preta. 

Procure, também, variar a preparação dos alimentos no dia a dia para garantir melhor absorção de nutrientes – asse, cozinhe, faça banho-maria e aposte na cocção no vapor. 

O que é mais saudável: preparar alimentos na air fryer ou com gordura?

Depende da quantidade de gordura, tipo de gordura e o nível de aquecimento dela. Se o alimento for grelhado em frigideira untada com pouca quantidade de “gorduras boas”, como azeite de oliva extravirgem ou óleo de canola, a preparação é tão saudável quanto a air fryer. Em comparação com a fritura por imersão, a fritadeira é mais vantajosa.

A fritura da air fryer é parecida com a fritura por imersão em textura e sabor?

A textura do alimento é semelhante nos dois métodos. A diferença está no quesito sabor, pois a gordura é responsável por boa parte da palatabilidade do alimento.