3 alimentos que soltam o intestino para incluir na dieta (com dica extra!)

Entrevistamos o gastro Dr. André Augusto Pinto para saber o que evita prisão de ventre; confira

3 alimentos que soltam o intestino
Envato Elements

Quando passamos a incluir alimentos que soltam o intestino na nossa dieta, melhoramos a saúde e damos adeus à constipação! Se você é do tipo que sofre muito na hora de ir ao banheiro, continue aqui porque o Band Receitas conversou com o Dr. André Augusto Pinto, cirurgião geral e cirurgião bariátrico da Clínica Gastro ABC, para listar alguns alimentos para você incluir na rotina.

3 alimentos que soltam o intestino

1. Frutas

Acessíveis, gostosas e ricas em nutrientes, as frutas são apenas um grupo dos muitos alimentos que soltam o intestino. Segundo o Dr. André, mamão, ameixa, caqui, laranja e abacate são ótimas opção para incluir na rotina e, se puder, aproveitar a fruta por inteiro. “A casca da uva e o bagaço da mexerica, por exemplo, são excelentes para quem sofre de prisão de ventre", recomenda o especialista.

Reprodução: Shutterstock

2. Grãos e cereais integrais

Os grãos e os cereais integrais são super versáteis, já que podem estar presentes desde o café da manhã até o jantar. Aposte nas ervilhas, feijão, milho, arroz integral, gérmen de trigo, soja e lentilha.

Reprodução: Shutterstock

Além disso, o Dr. André garante que o leite integral e seus derivados, como iogurtes e queijos, auxiliam no funcionamento do intestino. “A gordura presentes nesses alimentos aumentam o bolo fecal e a absorção de água no nosso intestino, além de aumentar o trânsito intestinal, ou seja, velocidade que os alimentos são digeridos", completa o gastroenterologista. 

3. Hortaliças e vegetais folhosos

Agrião, couve, mostarda-de-folha, alface, rúcula, salsa, coentro, cebolinha, hortelã e manjericão são alguns dos alimentos que soltam o intestino. Se puder consumir as folhas cruas é ainda melhor para o funcionamento dele, combinado?

Reprodução: Shutterstock

Dica extra! 

Outro ponto importante é não se esquecer de tomar bastante água para que os alimentos não fiquem ressecados dentro do seu intestino. Lembrando que o recomendado é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia para hidratar e facilitar a passagem das fezes!

O que fazer em caso de diarréia e desidratação?

Em caso de diarréia, o Dr. André aconselha evitar os alimentos rico em fibras e aumentar a ingestão de água e isotônicos. “Evite suco de frutas, leite e derivados, alimentos gordurosos como as frituras, carnes gordurosas, enlatados e embutidos”. 

Ah, e em caso de febre, náuseas, vômitos, dor abdominal intensa ou sangue nas fezes, procure um médico especialista ou o pronto-socorro imediatamente!

Mais notícias