Dicas

Qual é a laranja perfeita para fazer suco? Descubra

Da Redação

Qual a melhor laranja para fazer suco?
Qual a melhor laranja para fazer suco?
Unsplash/Reprodução

Você decidiu fazer um suco com as laranjas que estavam na fruteira, mas percebeu que, ao espremê-las, a bebida não rendeu tanto quanto imaginava ou não estava tão docinha assim? Não é só questão de estar madura ou não. O tipo da laranja pode influenciar no resultado. Sabemos que a principal característica dela é a grande quantidade de vitamina C, mas o sabor e o sulco podem variar. 

Queridinha no País, a laranja é o fruto mais produzido no Brasil. De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017, ela está presente em todos os estados, mas São Paulo é responsável por 78,7% de toda a produção nacional. Na feira ou no mercado, é possível encontrar vários tipos, como Bahia, japonesa, lima, seleta e pera. Descubra aqui a diferença entre eles. 

Laranja-pera 
Como se adapta a diferentes climas, essa é a variedade de laranja mais produzida e consumida no País. Costuma ser menor que os demais tipos e com gosto bem adocicado, o que a torna a preferida para fazer suco. 

Laranja-da-terra 
Pequena e com sabor bem ácido, a laranja-da-terra não é muito recomendada para sucos. No entanto, costuma ser um bom ingrediente para compotas e geleias. 

Laranja-lima 
A popular laranja-lima tem sabor suave e pouca acidez. Ela é suculenta e uma das preferidas para ser consumida crua, só retirando a casca. É muito recomendada para crianças pequenas que iniciam a alimentação sólida.

Laranja-Bahia 
Grande, com cor de amarelo intenso e uma pontinha acentuada em uma das extremidades, a laranja-Bahia, ou também conhecida como laranja-de-umbigo, é facilmente reconhecida e muito versátil. É indicada para fazer sucos, mas, principalmente, para ser consumida crua, já que é fácil de descascar e não possui sementes. 

Laranja-seleta 
De acordo com pesquisadores, essa variedade deu origem à laranja-Bahia, já que as duas têm características semelhantes, como pouca acidez, polpa suculenta e casca com um amarelo clarinho. É uma boa opção para fazer suco ou comer crua, mas sua produção no País é mais reduzida que a lima, pera ou Bahia. 

Laranja japonesa 
Se você tem preguiça de tirar a casca da laranja, essa pode ser uma boa opção. Com tamanho pequeno, similar ao de um tomate-cereja, esse fruto também é conhecido como quincã e tem a casca comestível.