Dicas

Qual a diferença entre hortelã e menta? Nutricionista explica

Especialista ainda fala sobre os benefícios das plantas e indica receitas refrescantes

Bruna Artero

Folhas de hortelã são mais ásperas e menores
Folhas de hortelã são mais ásperas e menores
Envato Elements

É do time que tem dificuldades para diferenciar a menta da hortelã, e quiçá saber qual receita cada uma delas se encaixa melhor? O Band Receitas conversou com a nutricionista Laís Epifânio Machado, que explicou: a hortelã é, na verdade, um tipo de menta (a mentha piperita), e a menta – como popularmente conhecemos – é a mentha spicata. 

Vamos aos fatos: segundo a especialista, existem mais de 20 espécies dessas plantas, entre elas a mentha piperita (a hortelã) e a mentha spicata (o que chamamos de menta). Apesar de ambas serem do mesmo gênero (“as duas podem, inclusive, cruzarem e formarem novas espécies na fauna”, diz Laís), elas possuem diferenças na aparência e no sabor.

Afinal, como diferenciar as duas espécies? “As folhas da menta [a mentha spicata] são mais lisas e possuem formato mais alongado e pontiagudo. As da hortelã [mentha piperita] são mais ásperas e menores”. 


Quanto ao sabor, a diferença mais marcante, de acordo com Laís, é que a menta é muito mais delicada e suave que a hortelã. Sobre os benefícios, são muitos: a menta é indicada para quem possui problemas respiratórios, pois facilita a abertura das vias aéreas. Também é conhecida por ser uma planta com propriedades digestivas, auxiliando na indigestão ou estimulação do apetite. A hortelã também possui propriedades digestivas e pode auxiliar no combate a enjoos e enxaqueca. Além disso, é forte aliada ao sistema imunológico, uma vez que possui nutrientes e antioxidantes em suas folhas.

Quer saber onde usá-las no dia a dia? Hortelã e menta podem compor diversas receitas, como saladas, suco de abacaxi, sucos verdes e chás, como o de gengibre. Exclusivamente a hortelã, aproveite-a no quibe de forno, saladas de frutas, sorvetes e mousses, principalmente aqueles combinados com chocolate.