Confira esta receita de Feijão, feita pela Chef Marília Archangelo, do programa Chefs Digitais.
Acompanhamentos
Feijão
Dificuldade
Intermediário
Rendimento
8 porções
Ingredientes
- 500 grama(s) feijão cru (ou 2 xícaras)
- 3 a 4 folhas de louro
- 2 colher(es) de sopa azeite
- 1 cebola média a grande
- 2 tomates
- 1 a 2 colher(es) de sopa páprica defumada
- Sal, salsinha e cebolinha a gosto
- limão para finalizar
Modo de preparo
1. Antes de cozinhar o feijão, deixe-o de molho por 48 horas, e troque a água a cada 12 horas, no mínimo - não deixe passar muito tempo sem trocar a água, pois ele pode fermentar, trazendo um cheiro e sabor forte para seu feijão. O demolho serve para reduzir a quantidade de antinutrientes no seu feijão, além de ajudar com a digestão dos grãos, que muitas vezes causam desconforto abdominal. Porém, você pode fazer seu demolho como de costume, essa é apenas uma sugestão.
2. Feito o demolho, lave os grãos, e há duas formas de cozinhar:
- PANELA DE PRESSÃO: Coloque os grãos, juntamente com as folhas de louro, na sua panela de pressão e, para cada xícara de feijão cru, medida antes de demolhar, use 3 xícaras de água (ou a boa e velha medida de: 2 dedos cima do feijão) e cozinhe por, aproximadamente de de 10 a 15min, caso tenha feito demolho de 12h OU 30 a 35min, caso tenha feito o demolho de 48h ou nenhum demolho (os feijões voltam a ficar mais rígidos com mais tempo de demolho)
- PANELA NORMAL: Coloque os grãos em uma panela; para cada 1 xícara de feijão cru, medida antes de demolhar, use 2L de água (ou 8 xícaras); nesse caso, como ele cozinhará muito mais lentamente, sugiro que o demolho seja de, no máximo 12h, para que os grão estejam o mais macios possível. O tempo médio é de aproximadamente 1 hora, em fogo alto, mas pode variar. Deixe a tampa entreaberta para não vazar, mas acelerar o cozimento..
3. Em uma panela aquecida, coloque as 2 colheres de sopa de azeite e a cebola.
4. Adicione sal para ajudar na desidratação da cebola e cozinhe em fogo baixo, mexendo a cada cinco minutos, até que ela fique totalmente caramelizada; isso pode levar até 30minutos, não é obrigatório, você pode apenas refoga-las, até que fiquem transparentes, mas o caramelizado te presenteará com um sabor magnífico.
5. Quando a cebola estiver bem caramelizada, adicione o alho e quando começar a dourar, em aproximadamente 5 minutos, no máximo, adicione o tomate e deixe cozinhar, até que os cubinhos de tomate comecem a desmanchar, isso leva cerca de mais 7 minutos.
6. Quando o seu feijão já estiver cozido e na hora de temperar, adicione à esse refogado, alguns grãos de feijão já cozidos e amasse, para engrossar o caldo.
7. Adicione o refogado ao restante de feijão já cozido e tempere com páprica defumada. Se não tiver, pode usar a doce ou picante (nesse caso, reduza a quantidade pois seu feijão pode ficar muito apimentado)
8. Corrija o sal e deixe que o feijão incorpore todos os sabores por alguns minutos.
9. Desligue o fogo e finalize com salsinha e cebolinha.
10. Conserve na geladeira por até 3 dias!
11. Quando servir o feijão, experimente pingar algumas gotas de limão na hora de comer. A acidez do limão elevará muito o sabor! De vez em quando, algumas gotas de azeite também caem super bem, mas cuidado com a ingestão de gordura, isso vale para dias especiais.
- COMO CONGELAR E DESCONGELAR:
Para essa receita de refogado, considerei a quantidade de refogado para os 500g de feijão cru. Mas você pode aproveitar para cozinhar mais feijão de uma só vez e congelar o restante.
Congele o feijão, sem tempero, em porções que você consuma em até 4 dias (isso facilitará após o descongelamento: 1 dia, você tempera e consome e pode guardar o restante para os próximos 3 dias, em geladeira, já temperado) - lembre-se que, em média, cada porção (por pessoa), são de duas conchas - mas isso depende do tamanho da sua concha, então faça esse cálculo de acordo com o funcionamento da sua casa.
Para descongelar, é muito simples, ele deve ir direto do congelador para a panela quente já com o refogado pronto; fique de olho para entender a necessidade de adicionar água, aos poucos, até que ele esteja descongelado completamente.
Se o caldo estiver ralo, lembre-se do truque de amassar alguns grãos; você pode fazer isso direto na panela, ou pegar uma concha desse feijão recém descongelado, amassar em um prato e voltar esse purezinho para a panela.