Hoje pode

Cumaru não é a baunilha brasileira; Chef Carole explica as diferenças

As iguarias podem até ter ser parecidas na aparência e na cor, mas não são a mesma coisa; veja explicação de Carole Crema

Carole Crema com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Semente de Cumaru fica ótima em pudim
Semente de Cumaru fica ótima em pudim
Envato Elements

Esses dias, eu estava falando sobre a baunilha do Cerrado, o nosso bioma maravilhoso que produz essa iguaria aqui no Brasil — a mesma que a gente encontra internacionalmente e, gente, ela fica gigante, é a coisa mais linda!

Muita gente me perguntou sobre o cumaru ser a baunilha brasileira, mas não é. O cumaru é uma especiaria para ser empregada em doces, é maravilhosa também. Uma semente do tamanho de cacau ou amêndoa que a gente usa raladinha nos doces, é incrível!

Mas é importante saber diferenciar o cumaru e a baunilha, pois tem aromas completamente diferentes. Claro que você pode utilizá-la nas mesmas receitas, mas não vai ter o mesmo aroma, até porque o cumaru é super específico. 

Para quem não conhece, eu super indico comprar uma semente e se aventurar a usar. Fica muito bem em pratos cremosos como, por exemplo, um pudim, um creme inglês ou um manjar branco e combina super bem com chocolate!

Na hora de utilizar, é importante saber dosar a medida, porque, como toda especiaria, quanto mais você usar, mais forte vai ficar. Então, meu convite de hoje é para que vocês provem o cumaru e a baunilha e vejam a diferença entre elas.

Gostou? Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br, ou nas redes sociais, @carolecrema. Participe!