O que comer no estádio de futebol? Opções mais tradicionais estão nos arredores; veja

É fora dos gramados e das arquibancadas que você vai encontrar as comidas mais tradicionais dos dias de jogos pelo Brasil

Alexandre Ayache

Para quem frequenta os estádios, uma partida de futebol pode começar muito antes do pontapé inicial. É durante o esquenta, no pré-jogo, que os torcedores aproveitam para comer nas barracas e lanchonetes de rua. 

Esta costuma ser uma opção mais acessível – e gostosa – do que saciar a fome nas modernas arenas que costumam servir apenas pipoca, refrigerante, água e churros

As comidas vendidas nos arredores dos estádios já viraram tradição na vida dos torcedores. É lá que eles encontram os amigos, fazem novas amizades, conferem as escalações, “resenham” sobre o jogo e, claro, saboreiam o lanche típico de cada lugar.

Com o início do Brasileirão 2025, reunimos as refeições mais tradicionais dos arredores dos estádios para um guia do que comer. Veja abaixo! 

O que comer nos estádios de São Paulo 

Em terras de Palmeiras, São Paulo e Corinthians, o sanduíche de pernil é um clássico. Chegando perto dos portões de acesso, o cheiro já começa a exalar. Fica difícil passar reto e até os que estão atrasados fazem uma parada estratégica para comer. No pós-jogo, é a “pizza de R$ 10”, vendida por ambulantes em mochilas térmicas, que fisga a clientela. 

O que comer nos estádios do Rio de Janeiro 

Os espetinhos de carne ou de frango fazem sucesso nos jogos de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Acompanhado de uma cerveja gelada, o quitute é a sensação da torcida.

O que comer nos estádios de Minas Gerais 

Clássico para comer em casa ou nas ruas, o feijão tropeiro é aquela comida que você precisa provar quando estiver assistindo um jogo em Minas Gerais. Tradicional na gastronomia mineira, o prato dá até mais ânimo para torcer por Atlético Mineiro ou Cruzeiro.

O que comer nos estádios do Rio Grande do Sul 

Mais que uma refeição, é uma experiência: no Rio Grande do Sul, o tradicional lanche xis – prensado na chapa com carne, queijo, alface, tomate, ervilha, milho e maionese – é uma verdadeira atração turística. Além da receita, churrasqueiras móveis garantem ao torcedor comprar uma carne deliciosa pelas ruas. Impossível sentir fome nos clássicos entre Grêmio e Internacional, né?

O que comer nos estádios da Bahia 

O tradicional e picante acarajé domina o pré-jogo nos arredores dos estádios de Salvador. Por lá, também é possível encontrar pirão de aipim, cachorro-quente, feijão tropeiro e churrasco. O gol gastronômico já começa antes da partida do Bahia! 

O que comer nos estádios de Brasília

A capital do Brasil não poderia ficar de fora dessa! Nos dias de jogo do Brasília FC, os arredores do estádio se enchem de opções clássicas como churrasquinho, cachorro-quente e hambúrguer. Mas o pós-jogo tem destino certo: a tradicional Pizzaria Dom Bosco. Com apenas um sabor – massa, queijo muçarela e molho de tomate fresco, ela já faz parte do ritual dos torcedores depois da partida.

O que comer nos estádios da Amazonas

Nos arredores da Arena da Amazônia, os torcedores se reúnem para saborear espetinhos de carne assada na brasa, acompanhados de uma farofa bem temperada. Combinação simples, mas irresistível.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais