O consumo adequado de água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, transporte de nutrientes, regulação da temperatura corporal, entre outras funções. E qual a quantidade de água se deve beber por dia?
Ao Band Receitas, a endocrinologista e metabologista Tassiane Alvarenga e a nutricionista Vanessa Furstenberger tiram dúvidas sobre a ingestão de água, além de dar dicas para quem precisa aumentar o consumo no dia a dia.
Segundo a médica, a quantidade de água que uma pessoa deve beber por dia depende de fatores como idade, peso, nível de atividade física, patologias e condições climáticas.
“Em uma diretriz geral, homens devem consumir de dois a três litros de água por dia para homens. Mulheres devem beber de dois a 2,5 litros. No entanto, esses números são apenas estimativas. É importante ajustar a ingestão com base nas necessidades individuais e, para isso, existe um cálculo: ingerir cerca 35 ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da necessidade individual”, explica Tassiane Alvarenga.
Lembre-se: busque orientação de um profissional de saúde para personalizar a hidratação de acordo com as necessidades individuais.
Como aumentar o consumo de água? Veja dicas:
- Mantenha uma garrafa de água sempre por perto – de preferência uma garrafa bonita, do seu estilo, que te chame atenção;
- Estabeleça metas diárias de consumo de água e acompanhe seu progresso por meio de aplicativos de celular;
- Ative um alarme para para beber água a cada 20 minutos;
- Acrescente sabor à água com fatias de frutas cítricas, pepino ou hortelã;
- Consuma alimentos ricos em água, como melancia e melão;
- Consuma sopas ricas em verduras e legumes, que são fontes de vitaminas e água.
“Não gosto de beber água. O que faço?”
Quem não gosta ou tem dificuldade de beber água deve se conscientizar e introduzir a bebida gradativamente na rotina até que a ingestão adequada se torne hábito. “Quando se fala em beber água, o ideal é a água pura. Chás e sucos não entram na conta do consumo individual diário”, afirma a nutricionista Vanessa Furstenberger. “No entanto, uma opção é saborizar a água com frutas e ervas para que a água fique mais agradável e palatável”, completa.
Sucos naturais sem adição de açúcar, chás de ervas sem cafeína, água de coco, alimentos com alto teor de água e sopas são ótimas fonte de hidratação e podem complementar sua alimentação.