Dicas

Café: conheça 5 tipos da bebida e os principais benefícios

Nutróloga garante que café pode fazer bem à saúde e explica como aproveitar todas as suas propriedades

Da Redação, com The Chef

A bebida possui benefícios à saúde, como ação antioxidante
A bebida possui benefícios à saúde, como ação antioxidante
Envato Elements

Café é uma paixão nacional. A bebida é uma boa pedida em qualquer momento do dia, mas, principalmente, logo pela manhã e depois do almoço. A nutróloga Marcella Garcez garante que o café não é vilão da boa alimentação. “É uma bebida funcional com quase 30 compostos bioativos que fazem bem à saúde”, diz a médica especialista no programa The Chef com Edu Guedes. 

“Ele traz vários benefícios metabólicos e previne doenças. Grande parte dos compostos bioativos presentes no café são substâncias antioxidantes, como o ácido cafeico e ácido ferúlico, mas nós temos que escolher e consumir o café adequadamente para aproveitar todas essas propriedades”, explica Marcella. Um adulto pode tomar entre uma e quatro xícaras de café por dia.

Abaixo, você conhece os principais tipos de café e dicas para prepará-lo:
 

5. Café de garrafa térmica

O café de garrafa térmica deve ser feito para o consumo imediato. A especialista explica o porquê: “Quando você passa o café e o coloca dentro de uma garrafa térmica, ele entra em contato com o ar ambiente e começa a oxidar. O café muda de sabor e perde benefícios.”

Esse café, portanto, torna-se uma bebida inadequada pouco tempo depois de feito. Por isso, procure consumi-lo, no máximo, em até 30 minutos. “Você pode usar uma garrafa térmica menor ou passar o café mais vezes”, sugere Natalia.

4. Café solúvel

O café solúvel não é a melhor opção disponível no mercado. Essa versão processada do café possui alta concentração de um composto químico chamado acrilamida, e existem evidências científicas de que essa substância pode desencadear doenças. “O café solúvel é absolutamente seguro, mas o ideal é que ele não seja a única forma de consumo da bebida”, diz a nutróloga.

3. Café descafeinado

Esse café possui pouquíssima cafeína, que é responsável por 10% do amargor e do efeito estimulante da bebida. “O descafeinado é uma boa opção para as pessoas que têm sensibilidade à cafeína e, também, para ser tomado à noite”, aponta a médica.

2. Café coado

“O café que é coado e consumido na hora tem todos os antioxidantes e benefícios da bebida”, garante a nutróloga. Entretanto, ele pode perder propriedades, como as fibras solúveis, se for coado em filtro de papel. “E por não ter fibras solúveis, a absorção da cafeína do café coado é muito mais rápida”, adiciona. Você sabia que o café coado também possui mais cafeína do que o expresso? “O expresso tem sabor mais forte, mas tem menos cafeína. O coado, normalmente, tem mais cafeína devido ao volume da xícara”, explica.

1. Café expresso

O café expresso tem todos os compostos bioativos presentes. “Ele é mais completo”, diz a especialista. O expresso pode ser feito em máquinas que recebem cápsulas de café, na prensa francesa, na cafeteira italiana ou até mesmo sem filtro de papel. “Os moedores pequenos e individuais, em que você mói o grão na hora, são os ideais para o preparo da bebida”, finaliza.

Quando o assunto é café existe um universo a ser descoberto. Aproveite e baixe o nosso Guia Gratuito sobre o Café, e conheça mais sobre essa bebida.