Dicas

Qual a diferença entre legumes, verduras e vegetais? Entenda

Diga adeus à dúvida na hora de comprar ou comer um desses alimentos

Da Redação

O segredo do que diferencia os alimentos está na parte comestível da planta
O segredo do que diferencia os alimentos está na parte comestível da planta
Reprodução/Unsplash

Priorizar ingredientes naturais é sempre uma boa opção para manter uma alimentação saudável e balanceada. No cardápio, legumes, vegetais e verduras são essenciais e garantem importantes nutrientes e vitaminas. Mas afinal, você sabe qual é a diferença entre esses alimentos? O segredo está na parte comestível da planta. Confira abaixo: 

Legumes 
São vegetais em que o que se come são os frutos e as raízes de uma planta, como no caso do brócolis, da cenoura e da abóbora. Eles podem ser cultivados e desenvolvidos por cima ou por baixo da terra e, de modo geral, raízes e tubérculos são mais calóricos comparados a  outros legumes que podem apresentar baixo percentual de carboidratos. 

Verduras 
São os vegetais em que a parte comestível tem formato de folhas ou de flores, como o alface, a couve, a couve-flor e a rúcula. Mais leves, apresentam baixo teor de carboidratos e de valor calórico. 

Vegetais 
É um termo mais amplo que define os seres vivos que pertencem ao reino Plantae, composto por todos os organismos conhecidos como plantas ou vegetais. Ou seja, pode representar uma planta, uma verdura ou um legume. Engloba ainda as hortaliças, que são verduras ou legumes cultivados em uma horta.