Dicas

Quer ter uma alimentação mais saudável? Nutricionista indica 5 trocas que podem ajudar

Comece dando adeus para a barrinha de cereal, que parece benéfica, mas tem ingredientes perigosos no rótulo

Da Redação, com The Chef

Nutricionista indica 5 trocas alimentares que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável
Nutricionista indica 5 trocas alimentares que podem te ajudar a ter uma vida mais saudável
Reprodução/Unsplash
Topo

Algumas trocas simples na hora de fazer compras podem te ajudar a ter uma vida mais saudável. Sem restrições e com facilidade, é possível substituir alimentos processados e perigosos por itens mais naturais e benéficos. Não sabe por onde começar? Convidada do programa The Chef com Edu, a nutricionista Adriana Savoldi tem a solução e indica 5 trocas simples e significativas. Tome nota! 

Troque gelatina por frutas, como maçã 

O que uma gelatina de fruta oferece ao organismo? De acordo com a especialista, nada. “Não tem fibra, não tem vitamina e não tem mineral. Não agrega na alimentação e só tem coisas que você não entende quando lê o rótulo.”  

Dito isso, atente-se: “É muito melhor comer um pedaço pequeno de chocolate amargo do que uma gelatina, sem dúvidas. Não estamos comparando calorias, mas, sim, saúde”.  

Troque salgadinho por pipoca   

Este é um exemplo básico de como vale a pena substituir itens ultraprocessados por naturais. A regra é: melhor consumir algo que você sabe da origem, do que aquilo que não consegue decifrar a tabela nutricional. “O salgadinho não tem nada de milho, só a essência. Já o grão, se você faz na pipoqueira ou até mesmo na panela, tem pouca caloria.” 

Troque barrinha de cereal por frutas secas e oleaginosas  

Barrinha de cereal é o item que todo mundo julga saudável e considera uma boa escola, mas, na prática, não é bem assim. “Se você lê o rótulo, não vai gostar”. De acordo com a nutricionista, algumas até têm bons ingredientes, mas é importante observar o processo de fabricação e, mais uma vez, evitar ultraprocessados. Troque pelas frutas: “Quando você come a fruta, ela só está desidratada, mas tem seu próprio açúcar.” 

Troque bolo industrializado por bolo caseiro  


Sabe aqueles bolinhos famosos no lanche das crianças e que tem memória afetiva para muitos adultos? É hora de desapegar. “São os conservantes né? Imagina um bolinho desse, quanto tempo ele não fica na gôndola?” questiona a nutricionista. A dica? Preparar pequenas porções em casa, consciente dos ingredientes que está colocando na receita, e congelar.  

Troque iogurte industrializado por iogurte natural com frutas

  

Qual é a diferença entre eles? “O iogurte natural é feito com leite e fermento, são poucos ingredientes. Quando você compra, entende o que está comendo. E pode adicionar a fruta da sua preferência, o que você tem em casa”, aconselha.  

Segundo ela, um iogurte industrializado de morango, por exemplo, pode ter mais açúcar do que um refrigerante. Por isso, comer o natural é mais saudável. Se achar amargo, dá até pra adicionar adoçante ou mel.