Dicas

Como saber a hora certa de virar a carne na frigideira?

Chef Edu Guedes ensina truque para você acertar o ponto da carne e preparar o bife perfeito

Da Redação

Como saber a hora certa de virar a carne? Edu Guedes ensina
Como saber a hora certa de virar a carne? Edu Guedes ensina
Envato Elements
Topo

Edu Guedes tira a dúvida que muita gente tem na hora de fritar um bife: como saber a hora certa de virar a carne na frigideira?

De acordo com o apresentador do The Chef, o momento de virar ao bife é quando começa a aparecer líquido na superfície da carne, que fica com um certo brilho. Faça em casa e não erre mais!

Abaixo, veja mais dicas de Deumas Oliveira, professor do curso de Gastronomia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), para você preparar um bife suculento:

Frigideira “pegando fogo”

O primeiro passo do preparo do bife é colocar azeite na frigideira e garantir que ela esteja em fogo alto, bem quente. Assim, é possível selar a carne, criando a tão desejada crosta dourada. 

Não mexa na carne

Espetar o bife com o garfo faz com que os sucos da carne escorram na frigideira, deixando-a dura e difícil de comer. Portanto, só mexa no bife no momento de virá-lo.

Um bife de cada vez

Seu fogão não tem chama forte? Evite fritar vários bifes de uma só vez para que a carne não perca água e suculência. Frite dois ou três bifes por vez para garantir a maciez.

Ponto perfeito

Para o bife ficar delicioso, frite-o na frigideira quente com azeite por, aproximadamente, dois minutos de cada lado. Não tem erro! Se você gosta da carne mal passada, faça um medalhão com espessura grossa. Se a carne bem passada é a sua favorita, aposte no filé mais fino.

Deixe a carne descansar

Ao tirar o bife da frigideira, deixe-o descansar por alguns minutos antes de cortá-lo ou servi-lo. O objetivo é manter os sucos e a qualidade da carne.