Massa fresca sem erros: chef premiado entrega o segredo do legítimo macarrão caseiro

Chame toda a família para comer uma bela macarronada no final de semana: Renato Carioni, do Così, ensina passo a passo desta maravilha

Da redação

Massa fresca sem erros: chef premiado entrega o segredo do legítimo macarrão caseiro
Dia Nacional do Macarrão
Divulgação/Così

Dia Nacional do Macarrão existe e é celebrado hoje, 25, mas comer uma massa fresca não tem data nem hora. Renato Carioni, do Così, restaurante italiano famoso em São Paulo (SP), entrega os macetes culinários para quem ama preparar tudo do zero e quer se aventurar no preparo de um belo macarrão caseiro.

A primeira dica é se atentar à qualidade da farinha, que deve ser de alta qualidade e, de preferência moída em pedra. O chef premiado recomenda a farinha tipo 0 ou a semolina por ter uma granulometria superior e não ser tão fina.

O próximo passo é respeitar a proporção correta: um ovo inteiro pra cada 100 gramas da farinha. "A massa feita em casa pode ficar quebradiça por excesso de farinha ou por desenvolver demais o glúten no processo de cilindrar", explica o especialista.

Para Carioni, o segredo no preparo da massa fresca é não exagerar nas quantidades de ingredientes e respeitar a capacidade do maquinário utilizado — cilindro para massas. Para acompanhar seu macarrão caseiro, que tal um molho de tomate perfeito?

O verdadeiro molho de tomate

Henrique Fogaça já ensinou a fazer seu delicioso molho de tomate aqui no Band Receitas. Ele é um grande sucesso no restaurante Sal, em São Paulo (SP), e também pode ser feito na sua casa para acompanhar a massa fresca.

Segundo o jurado do MasterChef Brasil, tudo começa na escolha do ingrediente principal: o chef usa tomates italianos bem maduros e vermelhos para fazer o molho!

O truque para deixar o molho de tomate bem saboroso é assar a fruta com pele no forno a 180ºC por 45 minutos. Por isso, programe-se para fazer a receita sem pressa – a gente garante que vale a pena!

Depois de assar, Fogaça bate os tomates no liquidificador. Depois, reduz o molho em uma panela com manjericão. Mais fácil, impossível! “É o puro suco do tomate. Fica delicioso”, garante o chef de cozinha.

O sabor fica ácido na medida certa! Use o molho de tomate para finalizar massas, preparar ragu e outras receitas.

Ingredientes

  • Tomate italiano
  • Manjericão
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Modo de preparo

Higienize o tomate italiano com pele e coloque no forno coberto por papel alumínio. Deixe por 45 minutos a 180°C. Retire do forno e bata no liquidificador. Depois de processar bem, peneire e reduza o molho em uma panela em fogo médio com um talo de manjericão. Quando o molho já estiver reduzido, tempere com sal e pimenta-do-reino. Use para finalizar massas, fazer ragu e outras receitas. Bom apetite!

Mais notícias

Carregar mais