A ex-MasterChef Jiang Pu explica no Cozinha do Bork que esse hábito, que é comum entre a maioria das pessoas, está errado!
A porta da geladeira é a parte mais quente e sofre com a variação de temperatura, especialmente quando aberta com frequência. Isso pode fazer com que o leite estrague mais rápido.
O ideal é sempre armazená-lo nas prateleiras internas mais altas, onde a temperatura é mais estável e adequada para garantir a conservação.
Esse erro de armazenamento não se restringe apenas ao leite, viu? Muitas pessoas também cometem erros ao guardar outros alimentos, o que pode comprometer a durabilidade e qualidade.
Entenda mais sobre o armazenamento dos alimentos na geladeira
Laticínios
Os itens que necessitam de temperaturas mais frias, como os laticínios, devem ser guardados nas prateleiras superiores, onde o ar é mais frio.
Queijos e frios
Já os alimentos que você consome com frequência, como frios e queijos, devem ser colocados em posição de fácil acesso e bem fechados com filme plástico ou tampas para evitar contaminação e perda de sabor.
Frutas
Frutas como a melancia devem ser bem embaladas com filme plástico antes de serem guardadas, assim como as maçãs, que duram mais tempo se guardadas em saquinhos com pequenos furos.
Ovos
Outro erro frequente é deixar ovos na caixa original. O ideal é armazená-los fora da caixa, em local visível, longe de alimentos crus que possam causar contaminação. E, sim, aquele pote de sorvete reciclado pode ser uma boa opção para guardar os ovos com segurança.
Carnes
As carnes devem ser mantidas no congelador. Se precisar descongelar, sempre coloque um papel toalha na embalagem para absorver o excesso de líquidos e evitar a proliferação de bactérias.
Sucos, condimentos e conservas
Sucos naturais, maionese, ketchup e mostarda, uma vez abertos, também precisam ser armazenados longe da porta para garantir uma conservação adequada. Quanto às conservas, elas podem ficar na porta, mas se forem abertas, o ideal é transferi-las para saquinhos bem vedados.
Verduras
Para fazer a alface durar mais tempo, lave bem as folhas e guarde-as em um saquinho zip lock com papel toalha. A umidade é o que faz as folhas murcharem rapidamente, e esse truque pode prolongar a vida útil da verdura por até dois dias.
Temperos secos
Por fim, a chef ressalta que temperos secos, quando guardados na geladeira em potes bem vedados, mantêm sua qualidade e frescos por mais tempo, prolongando sua durabilidade.