Pensando nisso, o Band Receitas consultou Keila Aviano, ex-participante do MasterChef Profissionais 2023 e proprietária de um buffet, para entender a fórmula certa quando o assunto é cardápio de festa. Confira!
Como calcular quantidade de comida por pessoa para festa?
Antes da música e da decoração, a comida de um evento – e, claro, sua quantidade! – deve ser muito bem elaborada. Segundo Keila, o tipo de cardápio servido e a duração do evento são as primeiras perguntas a serem respondidas durante o planejamento.
“Precisamos saber a quantidade exata de pessoas e contar com uma margem de 15% a mais porque pode aparecer um convidado de última hora”, explica a chef de cozinha. Atenção: divida a lista entre adultos e crianças até 10 anos – lembre-se de considerar metade da quantidade de comida para os pequenos.
Para facilitar o cálculo, Keila sugere contar os alimentos crus: 50 g de arroz cru, 200 g de maionese e 50 g de farofa por pessoa, por exemplo. “No happy hour, por exemplo, as pessoas comem mais porque acabaram de sair do trabalho e, normalmente, a última refeição foi o almoço. Então, a gente aumenta a quantidade”.
Uma boa dica é contar com petiscos e aperitivos, que dão aquela “forrada” no estômago e acalmam os convidados para os pratos principais. “Patês e antepastos, acompanhados de torradinhas, queijos, amendoins e embutidos, como salame, presunto cru e copa, são ótimas apostas”, sugere a cozinheira.
E se for churrasco?
No caso do churrasco, calcula-se 400 g de carne (bovina e suína) por pessoa para um evento com cinco horas de duração, em média.
Como calcular a bebida de um evento?
Segundo Keila, calcula-se 600 ml de sucos e refrigerantes por pessoa. Já o consumo de água fica em 300 ml por pessoa.
No caso das bebidas alcoólicas, o cálculo é diferente. Vinho? Uma garrafa de vinho para cada três convidados. Chopp? 1 litro por pessoa. Cerveja? Três latas por pessoa, em média.
O importante, para a empresária, é conhecer os seus convidados. “Cada evento tem um público diferente. Então, essas dicas funcionam como referência, mas você deve entender o tipo de evento. Ah! Sempre pergunte sobre restrições alimentares”, alerta Keila.