10 pratos que encantaram Jacquin no Minha Receita

Confira as receitas que fizeram o chef francês “lamber os dedos”:

Da redação, com Minha Receita

10 pratos que encantaram Jacquin no Minha Receita
10 pratos que encantaram Jacquin no Minha Receita
Divulgação/Band

A 2ª temporada do Minha Receita apresentou uma infinidade de pratos e receitas dos quatro cantos do planeta. Além de colocar a mão na massa, o chef Jacquin experimentou pratos típicos preparados por restaurantes de todo o País. A cada episódio, Jacquin elegeu seu preferido e você pode conhecer quais foram na lista a seguir:


No primeiro episódio do programa, o chef Jacquin se encantou com as bracholas, ou bife à rolê, com polenta e bacon frito, preparados em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, a maior comunidade italiana no Brasil.


Também conhecida como “paella árabe”, esse prato é típicamente palestino e foi preparado pelo chef Ahmad Hajir, do restaurante Cardamomo, em São Paulo.  É um prato preparado com arroz, berinjela e especiarias.


Diretamente da cidade de Tomé-Açu, no Pará, o chef francês elegeu as comidas preparadas pelos membros da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu, Shizuko Janawa e Célia Jazumi Kubota, que todo ano organiza um festival de culinária japonesa. A cidade é a terceira maior colônia nipônica no Brasil.


Normalmente, o chef francês elege sua receita preferida, mas no episódio de Portugal foi difícil, tanto que ele decidiu apenas apreciar os pães e docinhos da Panetteria ZN e o bolinho de bacalhau do tradicional Bar da Portuguesa, ambos em São Paulo (SP), e a dobradinha da Quinta do Olivaldo, em São Roque, interior de São Paulo.


“Quando é bom, não tem melhor” disse o chef Jacquin enquanto lambia os dedos com os doces argentinos. Já deu para sentir que as facturas são deliciosas, certo? As massas doces foram preparadas por Ricardo Joel Michel, da Rotisseria Argentina, em Moema, São Paulo.


Preparado no Quilombo da Cordoaria, na Bahia, o prato é uma mandioca fermentada e amolecida e mistura influências africanas e indígenas ao prato. “Nossa, não parecia isso. Parece que é comida de bebê. É muito bom. Amei. Esse aqui eu vou aprender a fazer. Ele combina com tudo”, disse Jacquin.


Nem só de hambúrguer vive a culinária americana, e esse prato tem uma riqueza de influências. Conhecido como “paella de Nova Orleans e da Louisiana”, ele foi preparado pela chef Aline Chermoula, pesquisadora da área de cozinha ancestral africana. O jambalaya é uma mistura de e carnes, como bacon, linguiça, frango e camarão, além de alho-poró, pimentão e arroz.


O pato fica quatro horas no forno e é acompanhado de uma salada de repolho e foi preparado por Adriana Siewert, da Casa Siewert, Patrimônio Histórico e Artístico Nacional localizado em Pomorode, Santa Catarina. 


A iguaria espanhola é preparada em Salvador pelo chef José Morchon, dono da La Taperia. A paella é preparada com arroz branco, mas ganha a cor escura devido à tinta de lula com o qual é misturado. Polvo, camarão e peixe pescados na hora completam o prato. 


O chef decidiu encerrar a temporada apresentando os pratos de sua terra natal, preparados com maestria aqui mesmo no Brasil. Ele escolheu três restaurantes excelentes em São Paulo, e elegeu o cassoulet, uma versão francesa da feijoada, preparada com carne de porco, pato confit e feijão branco.