O que é o smash burger e por que se tornou tão popular?

Menor, irregular e mais achatadinho, o smash burger é mais prático para comer com as mãos

Da Redação, com Minha Receita

O formato do smash burger não precisa de aro para ser moldado e ficar perfeitinho
O formato do smash burger não precisa de aro para ser moldado e ficar perfeitinho
Unsplash

Hambúrguer é um clássico! E no Brasil é fácil encontrar opções para todos os gostos. Há alguns anos, porém, o que dominava o mercado eram as versões com uma boa quantidade de carne e cheias de topping, que precisavam até mesmo de talher para comer sem desmontar ou fazer uma sujeira. De uns tempos para cá, o smash burger, menor e mais achatadinho, tem conquistado as hamburguerias e o público. As informações são do Minha Receita, do episódio especial sobre comida norte-americana.

O smash burger costuma ter cerca de 100 g, contra 200 g do tradicional. E de acordo com Henrique Marques, chef executivo do Bullger, inaugurado há 6 anos, a ideia é justamente ser rápido e prático para se comer com as mãos. “No começo foi um desafio apresentar pro público, até pelo tamanho. É para ser uma coisa simples, comer um pão, carne e queijo, gostoso e fácil”, explica.

Outra diferença é que o formato do smash burger não precisa de aro para ser moldado e ficar perfeitinho. A ideia é que ele permaneça irregular, da maneira com que se acomodar e sair da chapa.

O hambúrguer é prensado com espátula e passa pela reação de Maillard, o que cria uma crostinha caramelizada na carne.

A reação de Maillard gera aquele sabor tostadinho e a coloração dourada da carne selada, o caramelizado que tanto adoramos na carne, na casca do pão. Para isso rolar, é preciso ter aminoácidos, carboidratos e temperatura de mais de 120º C. A alta temperatura provoca uma mudança nas cadeias de moléculas e elas liberam um monte de sabores e os aromas, que mudam conforme o tempo de fogo.

E aí, qual é o seu preferido?