Jacquin indica 3 lugares de comida francesa em São Paulo

Chef provou cassoulet, gigot d'agneau e éclair em episódio especial sobre a França

Da Redação, com Minha Receita

Érick Jacquin
Érick Jacquin
Reprodução/Instagram

Depois de mostrar o melhor das comidas típicas de vários países, Jacquin decidiu encerrar a segunda temporada do Minha Receita, no programa que foi ao ar nesta terça-feira, 30, evidenciando a culinária do seu país de origem: a França. O chef escolheu três lugares que costuma frequentar em São Paulo e pediu para que seu time de repórteres fosse visitá-los.

Entre as iguarias escolhidas estão o gigot d'agneau, do La Casserole; a éclair, da Pâtisserie Douce France; e o cassoulet, do chef Pascal Valero - eleito como o prato preferido de Jacquin. “Isso aqui não é comida, é poesia”, disse.

Saiba mais sobre os três pratos típicos indicados por ele na capital paulista.

Cassoulet, do chef Pascal Valero

O cassoulet é conhecido como a versão francesa da feijoada. É feito com carne de porco, pato confit e feijão branco. No Brasil, quem faz a tradicional receita é o chef Pascal Valero, que vende suas delícias em São Paulo por delivery. Ele é embaixador do cassoulet e membro da Academia Universal do Cassoulet, que tem apenas 30 chefs no mundo todo. Esse é um prato que demora para ser feito e é o preferido de Jacquin.

Gigot d'agneau, do La Casserole
O restaurante francês localizado no Largo do Arouche desde 1954 é comandado por Leo Henry, que faz parte da terceira geração da família a liderar o estabelecimento. "Lá poderia ser o museu da França no Brasil", entrega Jacquin. Um dos pratos mais famosos é o gigot d’agneau, um pernil de cordeiro mal passado, que acompanha feijão branco, cenoura em cubinhos e salsinha.

Éclair, da Pâtisserie Douce France
Com quatro filiais em São Paulo, o estabelecimento é comandado pelo chef francês Fabrice Le Nud. Na França, patisserie significa pastelaria, mas é um local especializado em técnicas de confeitaria, que é a ciência exata da gastronomia. É ali que ele faz delícias como croissant e éclair, um clássico francês.