Croissant é mesmo francês? Entenda a polêmica

Quitute foi inventado na Áustria, em 1683, e aperfeiçoado na França

Da redação, com Minha Receita

Croissant é mesmo francês? Entenda a polêmica
Croissant é mesmo francês? Entenda a polêmica
Unsplash

O croissant é um quitute conhecido por ser tradicionalmente francês, mas a verdade é que o pãozinho de massa folhada é de origem austríaca. De acordo com o último episódio do Minha Receita, a delícia foi criada em 1683 em Viena, quando o império Otomano queria expandir seu domínio pela Europa e tentava conquistar a capital da Áustria.

Na época, padeiros que ficavam acordados à noite preparando os pães notaram a movimentação duvidosa e soaram os alarmes, evitando a invasão. Para comemorar a vitória, eles criaram um pão com massa folhada e deram o nome que marcou o momento.


“O padeiro se lembrava da noite, da lua. Por isso o croissant tem esse formato. Em francês, croissant quer dizer crescente”, explica o chef francês Fabrice Le Nud, dono da da Pâtisserie Douce France, em São Paulo.

No começo, o croissant tinha a massa mais pesada, como um pão tradicional, mas foi na França que ganhou uma versão mais leve e a massa folhada. “Não foi a França que inventou, mas a França aperfeiçoou”, explica Le Nud. De acordo com ele, o segredo do croissant perfeito é caprichar na manteiga e escolher um produto de qualidade.