Qual é a cidade mais italiana do Brasil? Conheça destinos que têm a cara do país

Antônio Prado (RS) e Nova Veneza (SC) são conhecidas pelas tradições, cultura, arquitetura e gastronomia da Itália

Da Redação, com Minha Receita

Antônio Prado gosta de ser reconhecida como a cidade mais italiana do Brasil
Antônio Prado gosta de ser reconhecida como a cidade mais italiana do Brasil
Reprodução

Conhecer a Itália pode ser mais fácil do que se imagina. Dá para ter um gostinho da arquitetura, cultura e gastronomia do país europeu sem mesmo mudar de continente. Duas cidades brasileiras são conhecidas por carregar essa tradição: Antônio Prado (RS) e Nova Veneza (SC). O episódio da estreia da segunda temporada do Minha Receita mostra as características de cada uma.

Antônio Prado (RS)
Na Serra Gaúcha, Antônio Prado gosta de ser reconhecida como a cidade mais italiana do Brasil. E motivos não faltam para isso. Fundada em 1886, a região ainda hoje preserva toda a arquitetura da época. São 48 imóveis tombados como patrimônio histórico e quem vai até lá diz que é como viajar no tempo e entrar em outro país dentro do nosso. 

É lá onde fica o tradicional Moinho Francescatto, que surgiu com a família Simioni e tem mais de 130 anos. O lugar ainda é responsável por produzir a farinha de milho, ingrediente principal da polenta, mais famosa do país.

Nova Veneza (SC)
Já no Sul de Santa Catarina fica a cidade de Nova Veneza, que é reconhecida como a capital nacional da gastronomia típica italiana desde 2018. A região tem 13 mil habitantes. Desses, 95% são descendentes de italianos e as crianças aprendem o idioma na escola.

A arquitetura de Nova Veneza é a cara de, claro, Veneza. A característica é uma herança das 400 famílias da região do Veneto, que desembarcaram na cidade a partir de em 1891. A cidade tem até uma gôndola oficial doada pelo governo italiano.

É na região onde acontece o tradicional Carnaval de Nova Veneza, com máscaras e trajes típicos, e também onde fica o Ristorante Veneza, que serve a porpeta com polenta. “Quanto os habitantes italianos chegaram aqui, eles tinham o hábito do consumo da polenta, mas se formos resgatar isso ao longo da história, o milho é da América. E a polenta virou o emblema do Brasil, em especial da região Sul, onde esses imigrantes reproduziram muito esse hábito da polenta, até mesmo no processo, onde virou uma tradição familiar”, explica a chef Camila Landi.