Jacquin se surpreende com comida japonesa feita no Pará: “Amei”

Chef fez degustação de pratos típicos da culinária japonesa no 3º episódio da nova temporada do Minha Receita

Da Redação, com Minha Receita

Jacquin faz degustação de comida japonesa
Jacquin faz degustação de comida japonesa
Kelly Fuzaro

A cidade de Tomé-Açu, no Pará, tem pouco mais de 64 mil habitantes, mas é ali em que fica a terceira maior colônia japonesa no Brasil. A tradição local é tão forte que a região já foi visitada até mesmo pela realeza do Japão. Por ali, todos os anos, acontece um festival cultural com comida típica, eleita por Erick Jacquin, durante uma degustação no terceiro episódio da nova temporada de Minha Receita, nesta terça-feira, 11, como a melhor do Brasil. “Eu amei, é meu preferido”, disse o chef.

As receitas foram preparadas por Shizuko Janawa e Célia Jazumi Kubota, membros da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu, organização que também é responsável pelas comidas do festival anual. 

Elas fizeram algumas especiarias, como broto de bambu e o tradicional kamaboko, iguaria japonesa que promete atrair felicidade. Além disso, cozinharam também o peixe mapará, de água doce. “Na época dos imigrantes, era o mais barato do mercado”, explica Célia. Ele é marinado por 24 horas e assado na brasa.

O segredo entre a fusão de pratos típicos do Japão com ingredientes populares no Pará, como jambu, faz sucesso, inclusive entre o chef francês. “Isso aqui é do Japão ou do Pará? Me surpreendeu muito, parece que eu viajei Tomé-Açu do Pará, você tá de parabéns”, apontou.

Apesar de ter eleito as receitas de Tomé-Açu como suas favoritas, Jacquin foi só elogios para os outros pratos da degustação. Ele provou também especiarias dos restaurantes Aizomê e Aoyama, ambos de São Paulo. Assista ao vídeo e veja a avaliação completa.