Jacquin elogia jambalaya em degustação: “Comida extraordinária”

Chef provou iguarias populares da culinária norte-americana no sétimo episódio do Minha Receita

Da Redação

Jacquin elogia jambalaya em degustação
Jacquin elogia jambalaya em degustação
Kelly Fuzaro/Band

A missão de Erick Jacquin a cada episódio do Minha Receita é provar pratos típicos da culinária de um determinado país. Nesta terça-feira, 8, em um programa dedicado à comida dos Estados Unidos, o chef se surpreendeu com a jambalaya, também conhecida como a paella de Nova Orleans e da Louisiana.

O prato preparado pela chef Aline Chermoula, pesquisadora da cozinha ancestral africana, leva uma mistura de carnes, como bacon, linguiça, frango e camarão, além de alho-poró, pimentão e arroz. Nascida na Bahia, ela aprendeu a fazer a iguaria em uma casa de show onde trabalhou em São Paulo. “Esse prato é uma mistura de influências”, explica. Segundo ela, a “cozinha das Américas” é muito temperada e remete à cozinha baiana.

Em sua degustação, Jacquin disse que o prato é um clássico, gostoso e equilibrado. “Essa comida aqui é extraordinária. É saborosa e temperada”, disse o francês ao parabenizar Aline.

Durante o programa, Jacquin experimentou também o tradicional frango frito com mac and cheese, do chef Antoine Wilson. Nascido em Nova York, hoje ele vende comida no Rio de Janeiro. “Soul food é a cozinha de verdade dos americanos negros dos Estados Unidos. Durante o movimento dos direitos civis, foi criada a soul food, comida afetiva, da alma”, explica.

O programa mostrou também o smash burger, um hambúrguer mais compacto, que tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. De acordo com Henrique Marques, chef executivo do Bullguer, a ideia é simplificar sem perder o sabor, com pão, carne e queijo. “Existem muitos hambúrgueres bons em São Paulo e esse faz parte dos bons hambúrgueres que já comi”, avaliou Jacquin.

Teve espaço ainda para o lobster roll, um tipo de cachorro-quente com lagosta que foi criado na Inglaterra e faz sucesso nos Estados Unidos. A ideia do potiguar Paulo Galindo foi misturar as influências internacionais com o tempero de Natal. A receita leva pão de brioche, manteiga de garrafa, lagosta, limão siciliano e maionese. A avaliação do francês? “É muito bem preparado”, pontuou após algumas mordidas.

Todos os pratos foram aprovados por Jacquin! E aí, qual te deu mais vontade?