Entenda como a culinária japonesa se tornou popular no Brasil

País tem a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de pessoas

Da Redação, com Minha Receita

Comida japonesa se popularizou com o rodízio no Brasil
Comida japonesa se popularizou com o rodízio no Brasil
Unsplash

Sashimi, guioza, missô, wasabi...alguns pratos e ingredientes tipicamente japoneses são bem populares no Brasil. Mas nem sempre foi assim. A comida japonesa, considerada por muito tempo diferente e minimalista por aqui, só ganhou o coração e o paladar dos brasileiros na década de 1990, com a invenção do rodízio. Mais precisamente com o restaurante Ayoama, de São Paulo, inaugurado em 1997 pela família Nagai, que foi o pioneiro em oferecer sushi e pratos orientais em rodízio. As informações são da segunda temporada do Minha Receita.

A popularidade dessa gastronomia se deu também pelo número de imigrantes no País. E essa história começou no início do século 20. 

A Terra do Sol Nascente é a monarquia mais antiga do mundo, com início registrado em 660 A.C, mas o Japão viveu em distanciamento social do resto do globo por muito tempo, justamente por ser um arquipélago. No começo do século 20, porém, com o fim da escravidão, o Brasil precisava de trabalhadores e os japoneses de trabalho. Deu match!

Em 1908, o primeiro navio, Kasato Maru, aportou em Santos. Além de plantar produtos locais, os imigrantes que chegaram na embarcação começaram a produzir itens típicos da cultura deles, como arroz, rabanete, pepino japonês e molho de soja.

“Até 1930, foi um auge de imigração japonesa. Na verdade, a história era que se voltava rico para o Japão, mas não conseguiram enriquecer. Eles tinham vindo com a família inteira, então tinham filhos pequenos. O governo japonês, preocupado, resolveu criar um sistema de colônias agrícolas, onde ajudavam a construir uma escola, um ambulatório médico. Eles produziam arroz porque, para o japonês, o arroz é indispensável", explica Lidia Reiko Yamashita, diretora do Museu de Imigração Japonesa.

Hoje, o Brasil tem a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de pessoas. Assista ao vídeo e saiba mais!