Jacquin elege receita da Serra Gaúcha como melhor prato italiano no Brasil

Chef degustou pratos típicos da culinária da Itália no episódio de estreia da 2ª temporada de 'Minha Receita'

Da Redação, com Minha Receita

Jacquin elege melhor prato típico italiano no Brasil
Jacquin elege melhor prato típico italiano no Brasil
Kelly Fuzaro

Erick Jacquin tem a missão de provar pratos clássicos pelo Brasil a cada episódio do Minha Receita. Nesta terça-feira, 27, na estreia da segunda temporada, que vai mostrar o melhor da culinária de vários países, o tema foi a gastronomia italiana. E depois de provar as iguarias feitas na região Sul do País, o chef francês escolheu a brachola (também conhecido como bife à rolê) com polenta e bacon frito, preparado em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, como seu preferido.

A região é conhecida como a cidade mais italiana do Brasil. É lá onde fica o tradicional Moinho Francescatto, que surgiu com a família Simioni e tem mais de 130 anos. No local, é onde o milho se transforma em farinha, ingrediente principal da polenta da Dona Carolina, que faz tanto sucesso. “Olha a polenta, gente, parece uma manteiga. É muito bom. Tem um sabor muito diferente”, disse o chef durante a degustação.

Chegar a essa decisão foi difícil, já que Jacquin provou também a porpeta crocante com molho de tomate e polenta feita em Nova Veneza, Santa Catarina, reconhecida como a capital nacional da gastronomia típica italiana desde 2018. Por lá, o programa visitou o Ristorante Veneza, que prepara a receita há 73 anos.

“Quase fui no molho de tomate de Nova Veneza. Eu sou francês, gosto de molho. Essa polenta é maravilhosa também. Os dois pratos são muito bons. É muito difícil escolher um, mas amei essa polenta de Antônio Prado. É maravilhosa!”, afirmou o chef.