Hoje pode, com Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Hoje pode

Bolo de cenoura fofo e leve: Carole Crema ensina segredo da receita

Dica da chef, e colunista da BandNews FM, é colocar a cenoura ralada; saiba mais:

Carole Crema, com rádio BandNews FM 20/07/2021 • 16:31
Bolo de cenoura fofo e leve: Carole Crema ensina segredo da receita
Bolo de cenoura fofo e leve: Carole Crema ensina segredo da receita
Envato Elements

Oi gente! Hoje, vou responder a Márcia Rabelo, que disse que pegou a minha receita aqui de bolo de cenoura com óleo e achou pesado depois de assar. Vou explicar o que acontece: o óleo não deixa pesado. O óleo em um bolo de chocolate, por exemplo, deixa o bolo bem fofinho, desmanchando na boca. A gordura é muito boa para o bolo, porque ela encurta a cadeia do glúten. Então, o problema do bolo de cenoura não é o óleo, mas a cenoura! A cenoura tem muita fibra e tem água. 

Vou falar uma coisa agora que pode deixar muita gente revoltada, mas a cenoura não nasceu para fazer bolo, gente! Ela nasceu para comer na salada, para comer na comida salgada. O bolo de cenoura é delicioso, porém ele tem essa característica – da fibra da cenoura – que acaba dando esse peso.

Se você quiser testar novamente, eu vou passar aqui, agora, outra receita que é a do bolo de cenoura americano. Esse bolo, diferente do nosso, não é batido no liquidificador e é usada a cenoura ralada misturada à massa. Então, ela fica como um coco ralado, sabe? Deixa uma textura diferente do restante do bolo, e eu acho, particularmente, que fica bem mais gostosa. 

4 ovos
1 xícara de manteiga (aproximadamente 220 g)
1 colher de chá de essência de baunilha 
2 xícaras de farinha de trigo
1 ¾ de xícara de açúcar refinado (350 g) 
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de canela em pó 
Uma pitada de cravo em pó
3 cenouras raladas no ralo fino
Uva-passa a gosto – se quiser

Você vai bater os açúcares com manteiga, até formar uma espuma bem fofinha. Depois, junte os ovos e bata. 

Retire da batedeira e junte farinha de trigo peneirada. Acrescente as especiarias e, no final, o fermento, ou bicarbonato de sódio, e a cenoura ralada. Leve ao forno. 

Neste caso, Márcia, você vai perceber que é um bolo muito mais leve do que o que é feito aqui, que bate tudo no liquidificador. Faz e me conta depois. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.

  • carole-crema
Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?