Hoje pode

Bolo gelado de chocolate da Carole Crema é fácil de fazer; confira!

Receita da chef e colunista da BandNews FM precisa de 24 horas no freezer, mas vale o tempo de espera

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Bolo gelado de chocolate da Carole Crema é fácil de fazer; confira!
Bolo gelado de chocolate da Carole Crema é fácil de fazer; confira!
Envato Elements

Dia atrás, estava respondendo à pergunta da Suzana Pereira sobre o bolo de coco gelado e aí, recebi também um e-mail supercarinhoso da Márcia Cristina, me perguntando se dava para fazer a receita do bolo gelado, mas de chocolate! E, sim, dá e fica uma delícia, Márcia! Você vai fazer, então, a mesma base do bolo de coco, mas vai colocar um pouquinho de cacau. 

Bata 5 ovos com 3 xícaras de açúcar até triplicar de volume. Quando triplicar, retire da batedeira e adicione, na mão, 1 xícara de chá de leite, 2 xícaras de chá de farinha de trigo e 3 colheres de sopa de cacau em pó. Importante peneirar tudo. Por fim, acrescente 1 colher de sopa de fermento. Misture delicadamente e leve ao forno para assar, já em um refratário untado, em forno baixo, a 160°C. Importante estar baixo porque tem muito açúcar e assim, não carameliza. 

Enquanto assa o bolo, você vai preparar o brigadeiro com 1 lata de leite condensado, 3 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 colher de sopa de manteiga. Mexa no fogo até chegar no ponto de brigadeiro, como se fosse fazer para enrolar. Desligue o fogo e junte ½ litro de leite. Isso vai virar uma calda deliciosa.

Assim que o bolo sair no forno, faça furos com um palito na massa e regue o bolo com essa calda, sempre de fora para dentro. Molhe mais a parte que está perto da forma, inclusive as bordas. Assim que estiver bem molhado, polvilhe granulado ou chocolate ralado por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao freezer. Sim, tem que ficar 1 dia inteiro no freezer. Passada as 24 horas, transfira para a geladeira e “morra” de comer, pois é bom demais!

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.