Como fazer quentão? Descubra truques que vão te impressionar!

Chef Gustavo Rigueiral revela segredos para um quentão bem aromático e encorpado; descubra

Como fazer quentão?
Freepik

O frio chegou e com ele as festas juninas! Se você já está pensando como fazer quentão, vai amar essa matéria porque o Band Receitas entrevistou o culinarista Gustavo Rigueiral para desvendar os segredos da bebida que é uma verdadeira paixão brasileira.

Como fazer quentão com cachaça?  

Todo mundo já foi numa quermesse e tomou um copo de quentão daqueles, não é mesmo? Segundo o chef do Sabor e Arte, existem dois “pulos do gato” para a receita dar certo – quem sabe você não vende na festa junina do seu bairro ou faz num aniversário entre amigos? Fica a dica!

Para Gustavo, o primeiro truque é “derreter o açúcar como se você estivesse fazendo um pudim”, revela o cozinheiro. Em cima dessa calda, basta colocar a água bem quente e, obviamente, a cachaça e pronto! Você já terá um quentão super docinho e encorpado.

Agora, para aquele quentão aromático que dá água na boca enquanto ainda ferve, o segredo está na hora de temperar a bebida. “Se você quer ele bem cheiroso, abuse das especiarias: canela, cravo em pau, cardamomo, anis estrelado, casca de laranja, de limão e o que mais quiser!".

A origem do quentão

Existem receitas típicas que são queridinhas do povo brasileiro. É o caso do quentão, bebida muito consumida nas festas juninas, sempre acompanhado de paçoca, pipoca, arroz doce, milho, canjica, doce de abóbora, caldos e muito mais!

A origem do quentão não é exata, mas acredita-se que ele tenha sido inventado no interior de Minas Gerais e São Paulo com o objetivo de esquentar o corpo nos meses frios de inverno. A mistura era originalmente preparada com pinga, gengibre e algumas especiarias.

Com o tempo, o quentão virou destaque nas festas juninas, e as receitas começaram a ganhar novos ingredientes, incorporando a cachaça, o vinho, canela e até marshmallow e frutas.  

Mais notícias