
Quem é louco por paçoquinha? Sou apaixonada! Não sei comer uma paçoquinha só. Como sempre três ou quatro. A dica de hoje é: faça paçoca em casa. Tem gente que acha que é impossível, mas não é. O mais importante é colocar sal na paçoca. É muito gostoso!
A gente acha que a paçoca “nasceu” no pacote, mas não. Paçoca nada mais é do que uma farinha de amendoim adoçada. Para garantir a textura e o “corpo” da paçoca, a gente usa farinha de mandioca fina, aquela que a gente usa para fazer farofa.
A proporção aproximada é a seguinte: para 1 ½ xícara de amendoim, ½ xícara de açúcar e ¼ de xícara de farinha de mandioca.
Compre a farinha de mandioca, coloque na frigideira e deixe tostar em fogo baixo para ficar crocante. Torre o amendoim – ou compre torrado – e meça o açúcar. Bata no processador o amendoim e o açúcar, que pode ser branco ou mascavo. Essa mistura vira uma farinha. Tire do processador e adicione a farinha de mandioca. Em seguida, acrescente “sem dó” 1 colher (chá) de sal. Misture bem e prense a massa em forminhas para fazer as rolhas de paçoca.
Dica: vá a uma loja de material para construção e peça para cortar um tubo de PVC em pedacinhos de 3 cm de altura. Use-os como forminhas. A paçoca fica lindinha!
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!
EBOOK Grátis: celebre a diversidade da culinária brasileira
A nossa gastronomia é rica em sabores e ingredientes. E ela fica ainda mais “abonitada” quando é homenageada em uma das festas mais populares da nossa cultura: as Festas Juninas.
Por isso, criamos um eBook de Receitas Regionais - Especial São João para você participar dessa homenagem com a gente. Nele, você vai acessar 15 receitas que já passaram pela nossa programação Band e exploraram os sabores de Norte a Sul do país, com o toque especial dos nossos chefs.
E o melhor: ele é gratuito. Faça o download agora, é rápido.