Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão

Hoje pode

Doce de abóbora: aprenda receita com cinco ingredientes para a Festa Junina

A chef de cozinha Carole Crema ensina passo a passo "sem segredos" para quem deseja preparar a delícia típica em casa

Carole Crema, com BandNews FM 27/06/2022 • 13:03 - Atualizado em 28/06/2022 • 09:25
Saiba como fazer doce de abóbora
Saiba como fazer doce de abóbora
Envato Elements

O doce de abóbora é aquele doce delicioso que faz parte das tradições juninas, mas também é um doce clássico brasileiro. 

A abóbora mais adequada para a gente fazer o doce é a abóbora de pescoço ou, no máximo, a moranga porque elas são mais fibrosas. A cabotiá, que é aquela abóbora japonesa que eu amo para fazer sopa e purê, não é adequada pois tem muito amido e vai desmanchar.

Fazer o doce de abóbora é muito simples: a gente só precisa prestar atenção na escolha da abóbora e acertar no tempero. Para 1 kg de abóbora, que você pode comprar descascada e cortada em cubos, você faz uma calda com duas xícaras de açúcar e a mesma medida de água. Nessa calda, coloco um pau de canela e um cravo. Deixe ferver sem mexer e, depois que levantar fervura, mantenha a calda no fogo baixo por cinco minutos para dar uma apurada e coloque a abóbora. 

Abaixe o fogo e deixe a abóbora cozinhar na calda entre 40 e 50 minutos sem mexer. Em seguida, veja se a abóbora está macia. Se não, deixe cozinhar mais um pouquinho. Dica: antes de servir, adicione o suco de um limão, que vai acentuar o aroma.

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe! 

EBOOK Grátis: celebre a diversidade da culinária brasileira

A nossa gastronomia é rica em sabores e ingredientes. E ela fica ainda mais “abonitada” quando é homenageada em uma das festas mais populares da nossa cultura: as Festas Juninas. 

Por isso, criamos um eBook de Receitas Regionais - Especial São João para você participar dessa homenagem com a gente. Nele, você vai acessar 15 receitas que já passaram pela nossa programação Band e exploraram os sabores de Norte a Sul do país, com o toque especial dos nossos chefs. 

E o melhor: ele é gratuito. Faça o download agora, é rápido.

Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?