O doce de abóbora é aquele doce delicioso que faz parte das tradições juninas, mas também é um doce clássico brasileiro.
A abóbora mais adequada para a gente fazer o doce é a abóbora de pescoço ou, no máximo, a moranga porque elas são mais fibrosas. A cabotiá, que é aquela abóbora japonesa que eu amo para fazer sopa e purê, não é adequada pois tem muito amido e vai desmanchar.
Fazer o doce de abóbora é muito simples: a gente só precisa prestar atenção na escolha da abóbora e acertar no tempero. Para 1 kg de abóbora, que você pode comprar descascada e cortada em cubos, você faz uma calda com duas xícaras de açúcar e a mesma medida de água. Nessa calda, coloco um pau de canela e um cravo. Deixe ferver sem mexer e, depois que levantar fervura, mantenha a calda no fogo baixo por cinco minutos para dar uma apurada e coloque a abóbora.
Abaixe o fogo e deixe a abóbora cozinhar na calda entre 40 e 50 minutos sem mexer. Em seguida, veja se a abóbora está macia. Se não, deixe cozinhar mais um pouquinho. Dica: antes de servir, adicione o suco de um limão, que vai acentuar o aroma.
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!
EBOOK Grátis: celebre a diversidade da culinária brasileira
A nossa gastronomia é rica em sabores e ingredientes. E ela fica ainda mais “abonitada” quando é homenageada em uma das festas mais populares da nossa cultura: as Festas Juninas.
Por isso, criamos um eBook de Receitas Regionais - Especial São João para você participar dessa homenagem com a gente. Nele, você vai acessar 15 receitas que já passaram pela nossa programação Band e exploraram os sabores de Norte a Sul do país, com o toque especial dos nossos chefs.
E o melhor: ele é gratuito. Faça o download agora, é rápido.