Que tal um bolo de coco gelado para adoçar – e refrescar! – o seu verão? A receita especial da chef de cozinha Helena Rizzo faz sucesso no cardápio de sua padaria, a Padoca do Maní, localizada em São Paulo (SP).
A massa do bolo leva um ingrediente incomum, suco de laranja, que deixa o doce ainda mais saboroso e aromático. Anote a dica da jurada do MasterChef Brasil!
Deu água na boca? Faça essa sobremesa deliciosa em casa! A receita rende 10 pedaços grandes e fica pronta em apenas uma hora. Confira abaixo:
Bolo de coco gelado da chef Helena Rizzo
Ingredientes
Massa
- 6 ovos
- 360 g de açúcar
- 420 g de farinha de trigo
- 250 ml de suco de laranja
- 18 g de fermento em pó
Calda
- 1 l de leite
- 500 g de leite de coco
- 500 g de leite condensado
Modo de preparo
Massa: Quebre os ovos dentro da vasilha da batedeira e bata-os em velocidade média até que incorporem e fiquem esbranquiçados. Quando duplicarem de tamanho, adicione, aos poucos, o açúcar. Em uma vasilha, misture o fermento e a farinha. Reserve. Retire a massa da batedeira e, com uma espátula, adicione a mistura de farinha e fermento aos pouco, intercalando com o suco de laranja. Mexa até a farinha dissolver e, então, adicione mais farinha e suco. Unte uma fôrma retangular de 20 cm x 30 cm com manteiga sem sal, polvilhe com farinha e despeje a massa cuidadosamente. Asse em forno preaquecido a 170ºC por 30 minutos.
Calda: Enquanto isso, em uma vasilha limpa, misture bem todos os ingredientes da calda até o leite condensado dissolver bem. Logo que retirar o bolo do forno, faça furos na massa usando um garfo e despeje a calda por cima. Cubra com o coco ralado e leve à geladeira para resfriar.
Helena Rizzo inaugura nova unidade da Padoca do Maní
O ano de 2024 começou com novidades para Helena Rizzo, jurada do MasterChef Brasil. A chef inaugurou mais uma unidade da Padoca do Maní em São Paulo (SP), no bairro Itaim Bibi. Com a nova filial, Helena Rizzo passa a ter seis negócios na capital paulista: além de outras duas unidades da Padoca do Maní, ela comanda ainda os restaurantes Maní e Manioca, e a Casa Manioca.
Localizada na esquina da Rua da Mata com a Pedroso de Alvarenga, a Padoca da Mata, como foi apelidada, segue a decoração das demais unidades. Inclusive, uma das paredes de argamassa recebeu um grafismo elaborado a partir de desenhos da própria Helena Rizzo, que também se aventura nas artes.
Além dos itens de padaria, como tortas, bolos, pães e combinados para o café da manhã, a Padoca da Mata traz opções para o almoço e o jantar, como as saladas e as cumbucas de peixe caiçara ou frango ao curry. O estabelecimento funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 22h, e de domingo, das 7h30 às 20h.