Dicas

O que não comer no calor? Nutróloga indica o que evitar nos dias quentes

O verão chegou! E aquela vontade de comer alimentos mais leves nesses dias quentes tem motivo. Entenda a seguir:

Isadora de Almeida

O que não comer no calor? Nutróloga indica o que evitar nos dias quentes
O que não comer no calor? Nutróloga indica o que evitar nos dias quentes
Envato Elements

O verão chega no Brasil nesta quarta-feira (21/12) e com ele, a necessidade de comer alimentos mais frescos. Você também sente que assim que o tempo começa a ficar mais quente, parece que o corpo pede por saladas, peixes e comidas mais leves? Não é uma coincidência. Com os termômetros elevados, o corpo precisa trabalhar de forma inteligente para se manter na mesma temperatura térmica ideal: entre 36º e 37º. 

Por isso, alimentos mais leves, com menos calorias, são perfeitos para o clima quente. “Eles trazem alívio térmico justamente por serem mais fáceis de serem digeridos pelo corpo”, explica a Marcella Garcez, nutróloga mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR. 

Assim como a fome no inverno é uma resposta do nosso organismo à temperatura corporal baixa, no verão, a necessidade de alimentação diminui pelo mesmo motivo, fazendo com que tenhamos vontade de alimentos mais leves, justamente para sobrecarregar menos o nosso organismo e, assim, fazer com que ele trabalhe menos durante a digestão, aquecendo menos o corpo. 

Já refeições muito ricas em gorduras, com muitos açúcares ou sódio, tem o potencial de desequilibrar a hidratação corporal, gerando o desconforto. Por isso, a nutróloga dá a dica: “É praticamente impossível escapar deste tipo de comida vez ou outra e não há problema em consumi-las. Mas, é importante priorizar as opções mais leves”. diz. “Vale abusar do consumo de frutas, vegetais e legumes e não se esquecer de ingerir muitos líquidos”, finaliza.