Assar um bolo fofinho pode até parecer simples, mas a verdade é que existe toda uma ciência por trás da sobremesa — e quem nos explica o segredo culinário é Helena Rizzo, jurada do MasterChef Brasil.
Segundo a chef premiada, essa verdadeira obra de engenharia tem uma fórmula que pode ser adaptada de acordo com o resultado desejado: você quer bolo fofinho? mais amanteigado? texturizados, daqueles tipo chiffon?
Quando eu me aprofundei na confeitaria, entendi que é muito importante saber o que acontece quando a gente mistura os ingredientes: o que dá forma, o que dá estrutura…
A explicação continua: “Ovos têm 75% de água, junto com a farinha eles formam o glúten e a estrutura do bolo enquanto o açúcar e a gordura desbancam essa estrutura, trabalham contra isso, deixando o bolo mais fofinho”, completa Helena, única mulher brasileira que possui um restaurante com uma estrela Michelin até o momento.
Existem outra ingrediente que garantem essa estrutura, como o ar, por exemplo, que pode ser incorporado na batedeira ou na mão. O fermento também é uma opção, mas importante mesmo é entender o processo para ter sucesso no desafio que é preparar um bolo fofinho.
Selecionamos algumas receitas para você testar as proporções em casa: