De Norte a Sul: veja receitas que deixaram Erick Jacquin impressionado

Apresentador do Minha Receita conheceu o que há de melhor na culinária brasileira

Da Redação

Erick Jacquin apresentou o programa "Minha Receita"
Erick Jacquin apresentou o programa "Minha Receita"
Luccas Mattos/Vibra Studio

Durante as gravações do programa Minha Receita, o chef francês Erick Jacquin teve a oportunidade de experimentar comidas de Norte a Sul do Brasil. Entre elas, o apresentador escolheu as suas favoritas. Você lembra quais foram? Confira abaixo as comidas brasileiras que conquistaram o coração do cozinheiro mais fofo da televisão.

Depois de provar tapioca, acarajé, cuscuz, açaí, pastel e cachorro-quente em lugares que fazem sucesso pelo País, o chef francês elegeu a tapioca rendada do Damião, que fica no Recife, como sua preferida. “É muito bom, não imaginava essa criatividade na rua. Verdadeira comida de rua. Me pegou. Parabéns”, disse ele sobre a iguaria recheada com banana, carne de sol e com “rendas” de queijo coalho.

Depois de uma degustação, o chef francês elegeu o tacacá de Belém, vendido na rua, como o mais saboroso. “É bom. Sabe o que é, gente? Anestesia a boca no jambu. Típico, tradicional e muito gostoso. Comida de rua, essa sopa maravilhosa. Preciso homenagear isso”, disse logo depois de provar. O prato é feito pela cozinheira Neide Juliane Freitas e vendido no mesmo local há 55 anos, quando foi inaugurado pela sua avó.

Erick Jacquin provou alguns pratos clássicos pelo Brasil feitos com porco e elegeu o seu preferido durante uma degustação do Minha Receita nesta terça-feira, 26. E o vencedor foi (…rufam os tambores): a pururuca, feita em Tiradentes, Minas Gerais. A iguaria é preparada pelo médico e parteiro Luiz Ney, que é cozinheiro amador e inventor do “pupurucador”, máquina especializada em, como o próprio nome diz, pururuca. 

Arroz é unanimidade na culinária brasileira. E por isso mesmo fica difícil escolher a melhor receita feita com o ingrediente pelo país. No Minha Receita, Jacquin e sua equipe provaram alguns pratos típicos Brasil afora e, depois de uma degustação às cegas, o chef francês elegeu o seu preferido: o baião de dois do Mocotó, comandando por Rodrigo Oliveira na capital paulista. “Dá para entender porque as pessoas atravessam São Paulo e vão até a Vila Medeiros comer isso. Tem um sabor, um tempero diferente. Me ganhou. Nota mil”, disse ele.

Depois de provar sobremesas regionais que fazem sucesso Brasil afora, o chef francês elegeu o bolo de rolo de goiabada, de Maria Eugênia da Silva, da Casa Maria de Bolo, em Pernambuco, como a melhor do país. “Esse aqui não é brincadeira. É dos deuses mesmo. Não consigo me segurar. Para, Erick”, disse chef.

Para você, qual é o recheio perfeito de um sanduíche? O quarto episódio do Minha Receita foi atrás das opções mais gostosas e populares vendidas pelo Brasil. A missão de Erick Jacquin foi provar todos e eleger o preferido. O vencedor foi o tradicional sanduíche de mortadela, do Mercado Municipal de São Paulo, vendido desde 1933. 

Com a ajuda dos repórteres do Minha Receita, o francês Erick Jacquin experimentou churrascos de alguns lugares onde a carne assada faz sucesso, e escolheu o seu preferido: o de fogo de chão feito pelo chef Marcos Livi, no A Ferro e Fogo, em São Francisco de Paula (RS).

O segundo episódio do Minha Receita passou por três Estados para conhecer as galinhadas mais famosas do País: Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Jacquin teve a missão de fazer uma degustação às cegas e escolher a mais saborosa. O título ficou com a receita de Alex Atala.

O primeiro episódio do programa Minha Receita, comandando por Erick Jacquin, falou de um prato clássico no país: a feijoada. Para isso, o chef francês e sua equipe de repórteres visitaram alguns lugares tradicionais conhecidos por preparar a iguaria. Por fim, ele fez uma degustação às cegas e deu seu veredicto. A melhor feijoada é a do Zé Batidão, em São Paulo.